-
Neymar treina normalmente e Brasil intensifica preparação para duelo decisivo contra a Escócia
-
Piauiense Stanley Torres conquista pentacampeonato individual no Sul-Americano de Judô Veteranos
-
Brasil e Portugal lideram venda de ingressos da Copa do Mundo de 2026
-
SSP-PI apresenta kit da 2ª Cãorrida; evento ocorre dia 12 de julho e está com inscrições abertas
-
Ex-zagueiro da Seleção Brasileira assume missão de fortalecer categorias de base do Fluminense-PI
Piauí destina mais de R$ 9 milhões a projetos esportivos em 2025 e leva atletas e paratletas ao topo do pódio em competições nacionais
Foto: Ascom Secepi
Ao longo de 2025, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria dos Esportes do Piauí, investiu R$ 9,2 milhões em 146 projetos apoiados pelo Sistema de Incentivo Estadual ao Esporte (Siespi), que vêm desempenhando papel essencial no desenvolvimento de atletas e paratletas com potencial para competir em nível nacional e internacional. No ano anterior, R$ 8 milhões foram destinados a 104 projetos esportivos piauienses.
O êxito da política pública está projetado em paratletas como Márcio Arouche, que levou o atletismo paralímpico piauiense ao topo do pódio, ao conquistar a medalha de ouro nos 5 mil metros, durante o Campeonato Brasileiro de Atletismo Loterias Caixa, realizado entre os dias 1º e 3 de dezembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Reconhecido como um dos pilares do desenvolvimento do esporte paralímpico no país, o campeonato reuniu 810 atletas de todo o Brasil.
Além de Márcio, os piauienses Davi Luís e Carlos Henrique também competiram e avançaram para as finais, encerrando suas participações na 7ª colocação em suas respectivas provas. A presença dos três atletas no campeonato teve o apoio da Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi), por intermédio Siespi, sistema que funciona por meio de incentivo fiscal, permitindo que empresas contribuintes do ICMS patrocinem projetos e sejam compensadas nos tributos, fortalecendo o esporte olímpico e paralímpico em todo o estado.
A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, destaca o impacto positivo do programa. “O Siespi tem sido fundamental para ampliar o acesso ao esporte e garantir que nossos atletas paralímpicos tenham condições reais de se desenvolver e alcançar o alto rendimento. O desempenho dos piauienses em São Paulo mostra que, quando o investimento é contínuo e bem direcionado, os resultados aparecem”, ressalta a gestora.
Mesmo sem medalhas, o paratleta Davi Luís, também beneficiado pelo programa Bolsa Atleta, comemorou a oportunidade de competir entre os melhores do país. “Valeu muito a pena participar. Ganhei experiência, melhorei meu condicionamento físico e pude sentir de perto o nível técnico de um campeonato tão importante. Disputar provas assim eleva o nível do atleta e me motiva a seguir treinando cada vez mais”, celebra o paratleta.