-
Discussão em ponto de apoio para motoristas por aplicativo termina na Central de Flagrantes em Teresina
-
Primeira infância: conheça os 10 municípios vencedores do II Prêmio Boas Práticas no SUAS
-
Rafael Fonteles entrega kit com mobília para nova creche em Domingos Mourão; município é uma referência em educação e no acesso ao Saúde Digital
-
Jovem morre em grave acidente enquanto saía para comprar leite para a filha no Sul do Piauí
-
OAB-PI vai à Justiça para questionar aumento da taxa do lixo em Teresina
Divulgação
Dados do Sistema de Gestão de Informação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, da Fiocruz, apontam que de julho a outubro de 2023, o Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa apresentou um incremento de 55,6% em volume coletado, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Foram 714 doadoras que contribuíram com seu leite excedente beneficiando 814 recém-nascidos prematuros no Piauí. Segundo Vanessa Paz, coordenadora do banco da MDER, a caminhada em prol da maior captação de leite humano e a oferta segura aos prematuros, internados nas unidades de alto risco do nosso estado, são permanentes, e passíveis de comemoração.
“Comemoramos muito esse resultado pois superamos a meta estabelecida para 2023, no entanto, a intenção é atingir autossuficiência em leite humano de forma que todos os prematuros internados nas Unidades de Alto Risco do Piauí tenham pleno acesso ao leite humano pasteurizado sempre que sua condição clínica exigir”, destacou a coordenadora.

O Novembro Roxo é a campanha voltada à sensibilização para as causas e consequências da prematuridade e o fortalecimento da amamentação e a oferta segura de leite materno para essas crianças são uma prioridade, e o aumento na coleta de leite humano ajuda a salvar mais vidas.
Para a diretora-geral da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, Cármen Ramos, o leite humano é o melhor e mais completo alimento, em especial, quando se trata de crianças pré-termos, que possuem necessidades nutricionais e imunológicas bem específicas.
“Na MDER está situado o Banco de Leite Humano de referência para o Piauí, importante estratégia para garantir o leite humano de qualidade para os recém-nascidos pré-termos, não só dos que nascem na MDER, como também de outras maternidades que coletam o leite das mães nos postos de coletas e enviam para ser processado nessa instituição”, ressaltou a diretora.

Pode fazer a doação de leite humano toda mulher que está amamentando de forma exclusiva seu bebê, saudável, e tem leite excedente. Dessa forma ela contribui com a recuperação desses bebês que não dispõem de leite da própria mãe. “Todo o leite doado passa por um processo de pasteurização e análise microbiológica para liberação para o consumo”, finalizou Vanessa Paz.
Para mais informações sobre as doações, entrar em contato pelo WhatsApp (86) 99498-5120.