-
Discussão em ponto de apoio para motoristas por aplicativo termina na Central de Flagrantes em Teresina
-
Primeira infância: conheça os 10 municípios vencedores do II Prêmio Boas Práticas no SUAS
-
Rafael Fonteles entrega kit com mobília para nova creche em Domingos Mourão; município é uma referência em educação e no acesso ao Saúde Digital
-
Jovem morre em grave acidente enquanto saía para comprar leite para a filha no Sul do Piauí
-
OAB-PI vai à Justiça para questionar aumento da taxa do lixo em Teresina
Comemoração dos 200 anos da Batalha do Jenipapo terá solenidades em Campo Maior na segunda (13)
As atividades incluem solenidade civico-militar, apresentação teatral, homenagens, missa e inauguração.
Divulgação
As atividades comemorativas ao 200º aniversário da Batalha do Jenipapo serão realizadas, na segunda-feira (13), no município de Campo Maior. O governador Rafael Fonteles participará, a partir das 9h, de solenidade cívico-militar no monumento Heróis do Jenipapo, com desfile militar, apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo” e entrega de medalhas. O chefe do Executivo piauiense ainda participa de missa em ação de graças e inaugura a estrutura física da UTI do Hospital Regional de Campo Maior (HRCM).
Neste ano, o espetáculo sobre a Batalha do Jenipapo promete ser o maior, com a participação de, pelo menos, 170 pessoas. “Além da tradição de fazer a montagem há 25 anos, articulamos uma apresentação que envolve artistas de todas as áreas, incluindo circo, teatro, música e dança. E além de destacar personagens históricos, há gatilhos emocionais fortes que vão levar o público às lágrimas. É nosso modo de honrar a memória de nossos antepassados”, disse o diretor da peça, Franklin Pires.
Outro ponto marcante do evento será a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí a personalidades do Estado. Uma missa em ação de graças também será realizada, às 12h, na Catedral de Santo Antônio, na Praça Bona Primo.
No mesmo dia, haverá a inauguração da estrutura física da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto tipo II do Hospital Regional de Campo Maior. O custo total da obra foi de R$ 1.595.566,05, sendo RS 699.997,50 oriundos de emenda parlamentar e R$ 895.568,55 contrapartida do Tesouro Estadual. A próxima etapa será a instalação dos equipamentos e mobiliário dos leitos para funcionamento efetivo do serviço.
A previsão é que os equipamentos estruturais estejam devidamente instalados na UTI até o fim do mês de abril. A partir de maio a unidade deve estar apta a receber pacientes. O investimento previsto é de R$ 2,4 milhões.
Os 10 leitos de UTI serão destinados à internação de pacientes graves, que requerem atenção profissional especializada, materiais, tecnologias específicas e monitorização de forma contínua. O serviço beneficiará a região de Saúde dos Carnaubais que é composta por 15 municípios que a população totaliza, aproximadamente, 180 mil habitantes.
Batalha do Jenipapo
A Batalha de Jenipapo foi um dos embates mais importantes na luta pela Independência do Brasil. Marcado pela união de maranhenses, cearenses e piauienses contra as tropas portuguesas, a batalha ocorreu às margens do rio Jenipapo, na então vila de Campo Maior, e foi um dos responsáveis pela consolidação da independência das terras brasileiras na região.