-
Discussão em ponto de apoio para motoristas por aplicativo termina na Central de Flagrantes em Teresina
-
Primeira infância: conheça os 10 municípios vencedores do II Prêmio Boas Práticas no SUAS
-
Rafael Fonteles entrega kit com mobília para nova creche em Domingos Mourão; município é uma referência em educação e no acesso ao Saúde Digital
-
Jovem morre em grave acidente enquanto saía para comprar leite para a filha no Sul do Piauí
-
OAB-PI vai à Justiça para questionar aumento da taxa do lixo em Teresina
Congresso decidirá se derruba veto de Bolsonaro contra despacho gratuito
Na época, o então presidente Bolsonaro alegou na mensagem de veto que a proposição contraria o interesse público, aumentando os custos dos serviços aéreos.
Volta do despacho gratuito será analisada no Congresso | Divulgação/Aeroporto de Maringá
A volta do despacho gratuito de bagagem em voos, vetada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), será discutida na próxima quarta-feira, 26 de abril, durante a pauta de sessão conjunta do Senado e Câmara dos Deputados. O veto ocorreu após a sanção da Lei 14.368, que flexibiliza as regras do setor aéreo, em junho do ano passado, a partir da Medida Provisória 1.089/2021, aprovada em maio pelo Senado. A tendência é que o veto seja mantido.
Bolsonaro alegou na mensagem de veto que a proposição contraria o interesse público, aumentando os custos dos serviços aéreos e tendo efeito contrário ao desejado pelo legislador, ou seja, encarecendo as passagens. O dispositivo vetado, que foi acrescentado por emenda na Câmara dos Deputados e não fazia parte do texto original da MP, proibia a cobrança pela primeira bagagem despachada, limitada a 23 quilos em voos domésticos e 30 quilos em voos internacionais.
Desde 2017, as companhias aéreas são autorizadas a cobrar pelas malas despachadas, alegando que isso permitiria reduzir os custos das passagens. No entanto, o veto presidencial foi alvo de polêmicas e críticas, com muitos argumentando que a medida prejudica os passageiros.
Fonte:meionorte.com