-
PI-381: Rafael Fonteles inaugura pavimentação e afirma que rodovias marcam sua gestão
-
Exportações superam importações e Piauí fecha 2025 com superávit de US$ 883,4 milhões
-
Rodrigo Torres assume Seduc em 2026 e promete manter avanços na educação do Piauí
-
PM envia mais de 200 policiais para reforçar segurança no litoral do Piauí no Réveillon
-
Governo do Piauí amplia combate ao crime com videomonitoramento por inteligência artificial
Divulgação
Estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Elon Machado Moita, que fica no município de Lagoa Alegre, embarcam, nesta quinta-feira (28), às 15h, para a Austrália. Eles representarão o Brasil no Young Entrepreneurs Showcase (YES), em Perth, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação voltados para estudantes do ensino médio no país.
A equipe, formada por Adrielly Costa, Ana Luiza Silva, Isabella Cristina Santos, Matheus Nascimento e Cecília Campos é orientada pelo professor Allan Jonnes de Oliveira Sousa. O grupo conquistou a 11ª colocação no Seduckathon, maratona de programação promovida pela Secretaria da Educação (Seduc). Embora apenas as 10 primeiras equipes tivessem direito ao intercâmbio, o governador Rafael Fonteles estendeu o prêmio ao time de Lagoa Alegre.

A estudante Cecília Campos, 16 anos, embarca na primeira viagem para fora do Piauí, repleta de expectativas. "Tenho certeza de que vou adquirir conhecimentos que nunca imaginei. Estou muito animada e quero compartilhar tudo que aprender com meus colegas, para que também possam ter essa oportunidade no futuro", disse a aluna.
Será a primeira vez que o YES recebe uma equipe estrangeira. O intercâmbio ocorrerá de 2 a 6 de dezembro e todas as despesas, incluindo estadia, alimentação e transporte, serão custeadas pelo Governo do Piauí.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca a importância da iniciativa. "A ida dos estudantes do Ceti Elon Machado Moita à Austrália é um marco. Encerramos o primeiro ciclo do Seduckathon com uma conquista que plantará sementes de um futuro promissor para o Piauí. Estamos preparando nossos jovens para competir em mercados globais e essa experiência será transformadora", afirmou o gestor.
Nessa terça-feira (26), o secretário recebeu os estudantes e seus pais para um almoço em que foi detalhado o cronograma de viagem. Durante o encontro, os estudantes receberam kits de viagem contendo notebook, mala, moletom, camisas, caderno, estojo, caneta, doleira, porta-passaporte e identificador de malas.
Projeto premiado
Durante o Seduckathon, o grupo desenvolveu o projeto "O Mundo Virtual Off Books – Um Sistema Web para Troca de Livros", uma plataforma que incentiva a leitura por meio da troca de livros usados e do acesso a publicações digitais. A proposta também promove economia de papel e inclusão, permitindo acesso ao conteúdo mesmo sem internet, especialmente em áreas rurais.
A estudante Ana Luiza Silva comemorou a oportunidade. "Saber que nossos estudos podem nos levar a lugares que nunca imaginei é emocionante. Aos outros estudantes, digo: abracem todas as oportunidades que surgirem", declarou a aluna.