-
Governo federal reajusta em 17,5% auxílio-alimentação de servidores públicos
-
Lula envia equipe ministerial ao Paraná após tornado que deixou mortos e destruição
-
Carro com secretário de Cultura do Piauí é atingido por caminhão em acidente na BR-343
-
Diretor-geral do DER-PI é eleito coordenador da Câmara Temática de Infraestrutura do Consórcio Nordeste
-
Detran alerta para golpe em falsos anúncios da CNH Social
Divulgação
A partir desta segunda-feira (8), os extratos bancários começarão a utilizar termos unificados. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), essa mudança inicial abrangerá as nomenclaturas para saques e depósitos, com a expectativa de que outras operações financeiras sejam padronizadas em etapas futuras.
Com a nova padronização, termos como “depósito de cheque no ATM” – utilizados para descrever depósitos de cheques em caixas eletrônicos – serão simplificados para “DEP CHEQUE ATM” nos extratos. Da mesma forma, os saques de dinheiro realizados em caixas convencionais com o cartão da conta serão registrados como “SAQUE DIN CARTAO AG”.
Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, explicou que a medida busca tornar as informações bancárias mais claras, especialmente para os clientes que possuem contas em diferentes bancos. Faria destacou que essa padronização é um passo importante para tornar o sistema bancário mais transparente e acessível. Ele afirmou que, ao unificar as terminologias, os clientes poderão comparar de maneira mais clara as transações realizadas em diferentes bancos, melhorando a gestão de suas finanças pessoais.