-
Exportações superam importações e Piauí fecha 2025 com superávit de US$ 883,4 milhões
-
Rodrigo Torres assume Seduc em 2026 e promete manter avanços na educação do Piauí
-
PM envia mais de 200 policiais para reforçar segurança no litoral do Piauí no Réveillon
-
Governo do Piauí amplia combate ao crime com videomonitoramento por inteligência artificial
-
Decreto oficializa novo salário mínimo de R$ 1.621 a partir de 2026
Divulgação
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) retomará, a partir da próxima quarta-feira (19), os atendimentos odontológicos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Pedro, localizada na região do bairro Tabuleta, zona sul de Teresina. O serviço estará disponível logo após a desinterdição dos dois consultórios odontológicos da unidade, feita pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO).
A interdição, ocorrida em janeiro do ano passado, foi motivada por diversas irregularidades apontadas pelo CRO, como a falta de manutenção da cadeira odontológica, instalação de compressor em local insalubre, insuficiência de insumos, ausência de lixeira com pedal, armários danificados e enferrujados, além de paredes sem tinta lavável. De acordo com a nova gestão da FMS, todas essas pendências foram sanadas, possibilitando a retomada dos atendimentos à comunidade.
Charles Silveira, presidente da FMS, ressaltou que, em janeiro de 2025, a nova gestão realizou um diagnóstico abrangente, que identificou a interdição de 21 consultórios odontológicos pelo CRO, além da suspensão das atividades em outros 24 por falta de materiais. “Com base nesse levantamento, desenvolvemos um plano de reestruturação do setor odontológico em Teresina e, gradualmente, estamos restabelecendo esses serviços para atender à população”, afirmou.
Dante Freitas, gerente de saúde bucal da FMS, informou que Unidades Básicas de Saúde oferecem serviços odontológicos como orientação em higiene bucal, aplicação de flúor e limpeza dentária, além de tratamentos básicos como restaurações, extrações simples e tratamento de cáries. Para casos de urgência, como alívio de dores intensas, a cidade conta com seis consultórios odontológicos de urgência, funcionando 24 horas. Já para demandas eletivas mais complexas, existem dois Centros de Especialidades Odontológicas disponíveis.