-
Discussão em ponto de apoio para motoristas por aplicativo termina na Central de Flagrantes em Teresina
-
Primeira infância: conheça os 10 municípios vencedores do II Prêmio Boas Práticas no SUAS
-
Rafael Fonteles entrega kit com mobília para nova creche em Domingos Mourão; município é uma referência em educação e no acesso ao Saúde Digital
-
Jovem morre em grave acidente enquanto saía para comprar leite para a filha no Sul do Piauí
-
OAB-PI vai à Justiça para questionar aumento da taxa do lixo em Teresina
Governador anuncia expansão do Metrô de Teresina e estudos para intermodal que liga todo o Piauí
A linha de metrô da zona Sudeste da capital será expandida em dois quilômetros, atendendo a cerca de 5.000 pessoas ao dia.
Divulgação
O governador Rafael Fonteles anunciou, neste sábado (11), que o Metrô de Teresina passará por expansão e requalificação como forma de melhorar o transporte público na capital. O anúncio foi feito durante reunião com o presidente da Companhia Ferroviária do Piauí, José Augusto Nunes.
A Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans) será responsável por essa requalificação. Foi autorizado, neste sábado, outro projeto, desta vez para a expansão em dois quilômetros da linha férrea na região Sudeste de Teresina. Estudos serão realizados com o propósito de expandir o metrô também para as regiões Norte e Sul da capital.
O governador anunciou, ainda, que até o mês de abril será lançada licitação para realização de estudos para o intermodal do Vale do Parnaíba – como tem sido chamado pela gestão –, que envolve o Porto de Luís Correia e a ferrovia que liga Teresina ao litoral do estado, além da hidrovia que liga a capital ao Cerrado piauiense. “Após a realização desses estudos, iremos fazer a concessão ou uma Parceria Público‐Privada (PPP) para esse intermodal, que será operado pela iniciativa privada”, disse Rafael Fonteles.
O chefe do Executivo piauiense destacou que, com esses investimentos, serão notáveis as melhorias no transporte urbano de Teresina. Segundo ele, isso dá início à meta de ligar a região Sul do Piauí, o Cerrado piauiense, ao litoral. “Com essa ligação, faremos com que a nossa grande riqueza, a produção de grãos, seja exportada por meio do Porto de Luís Correia, que será realidade dentro de alguns anos”, frisou o governador.
O presidente da Companhia Ferroviária do Piauí afirmou que a ampliação do metrô irá marcar a gestão do governador Rafael Fonteles. “Iremos entregar a Teresina mais dois quilômetros de linha férrea, beneficiando cerca de 5.000 pessoas por dia, levando da zona Sudeste ao Centro de Teresina, o que irá encurtar distâncias e fortalecer o comércio”, destacou José Augusto Nunes.