-
Discussão em ponto de apoio para motoristas por aplicativo termina na Central de Flagrantes em Teresina
-
Primeira infância: conheça os 10 municípios vencedores do II Prêmio Boas Práticas no SUAS
-
Rafael Fonteles entrega kit com mobília para nova creche em Domingos Mourão; município é uma referência em educação e no acesso ao Saúde Digital
-
Jovem morre em grave acidente enquanto saía para comprar leite para a filha no Sul do Piauí
-
OAB-PI vai à Justiça para questionar aumento da taxa do lixo em Teresina
Divulgação
O governador Rafael Fonteles transmitiu, nesta quarta-feira (09/10), o comando do Executivo estadual ao vice-governador Themístocles Filho e embarcou para missão oficial à Ásia em busca de investimentos para o Piauí. A viagem vai durar nove dias, com agendas na China e Coreia do Sul. Oitenta empresários com negócios no Piauí, nas mais diversas áreas, integram a comitiva piauiense.
A programação prevê reuniões de negócios, parcerias na área da educação e a inauguração de um escritório da Investe Piauí na China. Os compromissos iniciam, no sábado (11), em Macau, China, em uma reunião para discutir investimentos no turismo no Piauí. Em Xiamem, estão previstos encontros com empresários e autoridades públicas, proporcionando novas ideias e oportunidades de negócios com os chineses.
Rafael Fonteles vai inaugurar o escritório da Investe Piauí em Xiamen, numa perspectiva de fortalecer a parceria comercial com a China. Na sequência será realizado o Investe Piauí Day, um encontro de negócios com mais de 80 empresários piauienses e investidores da província de Fujian.
O governador vai visitar também a renomada Universidade de Xiamen, buscando a criação de programas de intercâmbio para estudantes de ensino médio e professores do Piauí. Outro objetivo é estabelecer cooperações relacionadas a operações portuárias, energias renováveis e ao hidrogênio verde.
O último compromisso é a cerimônia de abertura do Curso na KVC, em Seul, na Coreia do Sul, onde 16 alunos da rede pública estadual do Piauí estarão participando de intercâmbio educacional. Eles foram vencedores do Sedukhaton, competição de tecnologia promovida pela Secretaria da Educação do Piauí (Seuc).
Além do governador, integram a comitiva piauiense a primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles; o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo; o secretário da Educação, Washington Bandeira; e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI), Leonardo Sobral. Eles retornam ao Brasil no dia 18 deste mês.
Em outubro do ano passado, Rafael Fonteles visitou países do continente asiático, quando abriu conversas para parcerias em diversas áreas.
Em 2023, o Piauí exportou mais de US$ 1 bilhão de dólares para a China, com destaque para os grãos.