Cidade

HGV terá 1ª unidade oncológica de alta complexidade com 12 leitos para quimioterapia

Divulgação

O HGV (Hospital Getúlio Vargas), maior hospital público do estado, vai inaugurar este mês, a 1ª Unidade em Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). O secretário Estadual de Saúde, Antônio Luiz, confirmou a informação após reunião com a equipe do Ministério da Saúde. 

O Piauí vive uma crise no tratamento de pacientes com câncer após o Hospital São Marcos anunciou a suspensão nos atendimentos. Com a intervenção do Ministério da Saúde, o hospital irá retornar o atendimento este mês. Mais de 1.300 pessoas aguardam o retorno do tratamento. 

Em meio a essa crise, a Secretaria Estadual de Saúde agiliza o serviço que vem sendo planejado há anos. 

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia vai ofertar serviços como consultas, exames, cirurgias e quimioterapia. No setor de quimioterapia terá 12 leitos simultâneos. É o primeiro serviço público estadual. Em Teresina, o HU (Hospital Universitário) também presta serviços oncológicos com recursos federais.   

“Agora em maio vamos começar o trabalho de quimioterapia, vamos ter a parte de radio intervenção, já começou o ano passado, que é a parte de biópsia, alguns tratamentos de câncer com cirurgia, cirurgias oncológicas e também a parte de quimioterapia”, disse o secretário Antônio Luiz.