-
Discussão em ponto de apoio para motoristas por aplicativo termina na Central de Flagrantes em Teresina
-
Primeira infância: conheça os 10 municípios vencedores do II Prêmio Boas Práticas no SUAS
-
Rafael Fonteles entrega kit com mobília para nova creche em Domingos Mourão; município é uma referência em educação e no acesso ao Saúde Digital
-
Jovem morre em grave acidente enquanto saía para comprar leite para a filha no Sul do Piauí
-
OAB-PI vai à Justiça para questionar aumento da taxa do lixo em Teresina
Divulgação
O Governo do Estado inaugura, nesta sexta-feira (16), novas obras oriundas do Orçamento Participativo (OPA) em Parnaíba. Desta vez, o bairro Sabiazal será o contemplado e vai contar com 3,3 mil metros quadrados de pavimentação em paralelepípedo. As obras, avaliadas em mais de R$ 337 mil, foram aprovadas pelos moradores das comunidades.
A primeira obra a ser inaugurada é a pavimentação em paralelepípedo de 300,00 m² na rua Maquinista João Pretinho. A proposta foi feita pela Associação de Moradores do Bairro Sabiazal; foram investidos R$ 47.401,00 (Quarenta e sete mil, quatrocentos e um reais) no novo calçamento. A obra foi executada dentro do prazo previsto, de 60 dias.
Já na avenida Armando Cajubá, serão 3.000,00 m² de pavimentação em paralelepípedo, orçados em R$ 290.409,78 (duzentos e noventa mil, quatrocentos e nove reais e setenta e oito centavos), proposto, também, pela Associação de Moradores do bairro Sabiazal. O novo calçamento foi executado dentro do prazo previsto, de 90 dias.
Recentemente o Governador Rafael Fonteles divulgou as novas obras eleitas pela população através do OPA para o período 2024-2025. Para Parnaíba, mais 21 obras irão beneficiar a população nas áreas de mobilidade urbana, urbanização, lazer e segurança hídrica. Ao todo, serão R$ 10 milhões destinados para Parnaíba.
O OPA
O OPA é um instrumento pioneiro que permite à população participar da elaboração do orçamento anual do Estado do Piauí. Através do programa, os cidadãos podem indicar diretamente como desejam que parte dos recursos públicos sejam investidos em seus municípios. As entidades civis de cada bairro propõem projeto de obras que beneficiam a comunidade, que, após análise de viabilidade pelos órgãos da administração pública, são submetidas a votação pública através de plataforma digital.