-
Discussão em ponto de apoio para motoristas por aplicativo termina na Central de Flagrantes em Teresina
-
Primeira infância: conheça os 10 municípios vencedores do II Prêmio Boas Práticas no SUAS
-
Rafael Fonteles entrega kit com mobília para nova creche em Domingos Mourão; município é uma referência em educação e no acesso ao Saúde Digital
-
Jovem morre em grave acidente enquanto saía para comprar leite para a filha no Sul do Piauí
-
OAB-PI vai à Justiça para questionar aumento da taxa do lixo em Teresina
Divulgação
Um paciente do Hospital da Polícia Militar (HPM) denunciou que foi vítima de erro médico ao passar por cirurgia na mão esquerda. O caso foi comunicado à Ouvidoria do hospital, que apura a denúncia. Veja nota ao fim da reportagem.
A esposa do paciente, Lídia Thamires de Souza, contou que seu marido, que trabalha como segurança, sofreu um acidente na estrada de Teresina a Nazária no dia 22 de janeiro. O acidente ocorreu à noite, quando ele voltava do trabalho e se chocou com um animal na pista. Ao ser socorrido, ele foi levado inicialmente para a UPA do Renascença, onde realizou raio-X, e depois foi transferido para o HPM.
Na colisão, o segurança fraturou dois dedos: o indicador da mão esquerda e o mindinho da mão direita.
No entanto, ao passar por cirurgia no dia 23 de janeiro, o médico realizou o procedimento no dedo mindinho esquerdo, que, segundo o paciente, não estava fraturado.
“Quando ele voltou da cirurgia no HPM, logo constatei que a cirurgia foi feita no dedo errado. Os dedos fraturados, que estavam inchados e roxos, não foram operados. Procurei o médico e ele disse que ‘as pessoas erram’”, relatou Lídia Thamires.
Inconformada com a situação, a esposa procurou o médico plantonista e a Ouvidoria para relatar o erro médico.
“Eles chamaram um especialista e então realizaram a cirurgia nos dedos quebrados. O fato é que fizeram cirurgia no dedo errado, e isso é um erro grave. Já pensou se fosse uma amputação? Estou denunciando para que o hospital adote medidas de segurança para evitar que esse tipo de erro se repita”, afirmou Lídia.
O paciente, de 19 anos, já recebeu alta médica. Lídia Thamires informou que retornará ao hospital para buscar uma explicação oficial da Ouvidoria.
HPM abre sindicância
Em comunicado na manhã desta terça-feira (30), a direção do Hospital da Polícia Militar informou que abriu sindicância para apurar a denúncia e lamentou o ocorrido.
Veja a nota na íntegra:
O Hospital da Polícia Militar (HPM) vem a público informar que tomou conhecimento do caso e está conduzindo as devidas apurações para esclarecer todas as circunstâncias e adotar as medidas administrativas e éticas cabíveis.
O HPM se solidariza com a família e, como referência em ortopedia, reafirma seu compromisso contínuo em oferecer o melhor atendimento aos seus pacientes com qualidade e segurança, prestando toda assistência necessária ao paciente e seus familiares.