-
Discussão em ponto de apoio para motoristas por aplicativo termina na Central de Flagrantes em Teresina
-
Primeira infância: conheça os 10 municípios vencedores do II Prêmio Boas Práticas no SUAS
-
Rafael Fonteles entrega kit com mobília para nova creche em Domingos Mourão; município é uma referência em educação e no acesso ao Saúde Digital
-
Jovem morre em grave acidente enquanto saía para comprar leite para a filha no Sul do Piauí
-
OAB-PI vai à Justiça para questionar aumento da taxa do lixo em Teresina
Prefeito Silvio Mendes critica serviços da Águas de Teresina e impõe condições para expansão da rede
Divulgação
Após uma onda de reclamações sobre os serviços prestados pela Águas de Teresina, o prefeito Silvio Mendes (UB) anunciou nesta sexta-feira (14) que a gestão municipal não autorizará novas obras de expansão da rede de abastecimento na capital caso a empresa não cumpra os acordos estabelecidos. Populares têm denunciado a cobrança da taxa de esgoto, obras inacabadas, falta de água e diversos transtornos causados pela empresa na cidade.
Insatisfação do gestor
O prefeito manifestou suas críticas durante a cerimônia de posse do novo presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (ARSETE), o ex-vereador Edson Melo. Durante seu discurso, Mendes destacou que, caso fosse dono da Águas de Teresina, tomaria medidas para reduzir a taxa de esgoto e a tarifa de ligação, além de garantir a recuperação das vias afetadas por obras da concessionária.
“Eu disse para a presidência da Águas de Teresina que, se fosse dono da empresa, eu reduziria a taxa de esgoto. Reduziria essa história da taxa de ligação, que para mim também é exagerada; e a terceira coisa, não menos importante, é que não está sendo cumprido o que foi acordado de tapar as valas que infernizam muita gente, correndo riscos de acidente, por exemplo. A prefeitura não vai mais autorizar a expansão da rede se não for cumprido o que foi acertado. É a palavra, não tem documento. É preciso que cada um faça e cumpra o seu dever”, afirmou o prefeito.
Determinação da ARSETE
Na semana passada, a ARSETE determinou que a Águas de Teresina suspendesse imediatamente a cobrança de R$ 954,00 pela ligação de esgoto aos consumidores da capital. A medida foi expedida em fevereiro de 2023, mas a concessionária vinha descumprindo a ordem, além de não ter devolvido os valores já pagos pelos usuários.
Com a proximidade de um ano do descumprimento, a agência municipal estuda iniciar um processo sancionatório contra a Águas de Teresina, sujeitando a empresa a penalidades e multas. O novo presidente da ARSETE, Edson Melo, afirmou que a gestão municipal reforçará a fiscalização dos serviços prestados na cidade.
“A gente assume num período bastante crítico. A reclamação da população e dos usuários de Teresina tem sido muito grande. Esse conflito entre a cidade e a Águas de Teresina nos impõe a missão de agir com rigor na fiscalização, para que as coisas aconteçam da melhor forma possível e a população não seja prejudicada nem massacrada, tanto em relação à qualidade dos serviços quanto às tarifas, que são muito altas para nossa população”, declarou Melo.