-
Discussão em ponto de apoio para motoristas por aplicativo termina na Central de Flagrantes em Teresina
-
Primeira infância: conheça os 10 municípios vencedores do II Prêmio Boas Práticas no SUAS
-
Rafael Fonteles entrega kit com mobília para nova creche em Domingos Mourão; município é uma referência em educação e no acesso ao Saúde Digital
-
Jovem morre em grave acidente enquanto saía para comprar leite para a filha no Sul do Piauí
-
OAB-PI vai à Justiça para questionar aumento da taxa do lixo em Teresina
Procuradores do Piauí participam de reuniões sobre atuação da advocacia pública no país
Procuradores do Piauí participam de reuniões sobre atuação da advocacia pública no país
Divulgação
A cidade de Salvador, capital da Bahia, sediou, nesse fim de semana, quatro encontros, simultâneos, envolvendo procuradores de Estado de todo o país. Do Piauí, estiveram presentes Victor Lima, procurador-geral adjunto para assuntos administrativos da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que esteve representando o procurador-geral do Estado, Pierot Júnior; e Plínio Clerton, chefe da Procuradoria do Meio Ambiente.
Entre os eventos, destaque para a reunião do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do DF (Conpeg), que de forma colegiada firmou protocolo de intenções com a Advocacia-Geral da União (AGU). O objetivo do acordo é a articulação conjunta para desenvolvimento de programas de colaboração nas áreas de atuação da advocacia pública. O documento foi assinado pelo ministro da AGU, Jorge Messias, que esteve presente ao encontro.
Paralelo a essa reunião, ocorreu o Fórum dos Procuradores-Gerais do Nordeste, que serviu para a troca de experiências, debate de questões comuns aos estados e deliberações conjuntas sobre algumas medidas das instituições. Em pauta, as implicações da nova Lei de Licitações, a institucionalização da relação entre as PGEs e o Consórcio Nordeste, e as inovações em tecnologia e governança nas procuradorias gerais.
“Considero muito importante os encontros, tendo em vista que é de interesse comum de todas as Procuradorias-Gerais do Brasil estabelecer uma relação fortalecida entre a União e os Estados, principalmente os nordestinos pela similitude existente. Aqui percebemos problemas comuns e a partir daí tiramos, também, soluções parecidas para todos”, pontuou Victor Lima, representante do PGE do Piauí.
Outros dois encontros ainda foram realizados na capital baiana: I Seminário da Rede Nacional de Gestão Estratégica e Inovação das Procuradorias-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Renagei) e Fórum Nacional dos Centros de Estudos e Escolas das PGEs e do DF (Fonace). Os dois eventos buscaram promover o alinhamento e interesses comuns a todas as unidades da federação.
“Foi um verdadeiro brain storm (chuva de ideias). Tivemos oportunidade de contato com novas tecnologias e muita inovação. Conhecemos as experiências dos outros estados que foram vitoriosas e, como estamos num período de transição, precisamos pensar numa solução tecnológica. Mas, é imprescindível convencer os colegas que a mudança tem que se iniciar no íntimo de cada indivíduo”, analisou o procurador Plínio Clerton.
O próximo encontro da Conpeg já está agendado para o dia 19 de maio, em Maceió, capital de Alagoas.