-
Exportações superam importações e Piauí fecha 2025 com superávit de US$ 883,4 milhões
-
Rodrigo Torres assume Seduc em 2026 e promete manter avanços na educação do Piauí
-
PM envia mais de 200 policiais para reforçar segurança no litoral do Piauí no Réveillon
-
Governo do Piauí amplia combate ao crime com videomonitoramento por inteligência artificial
-
Decreto oficializa novo salário mínimo de R$ 1.621 a partir de 2026
Programa “Passo à Frente” chega ao território Carnaubais com oficinas ortopédicas itinerantes
Foto: Ascom Sesapi
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) inicia a execução do programa “Passo à Frente” no território Carnaubais, com a realização da primeira fase das ações. As reuniões de articulação com os municípios da região acontecem nos dias 20 e 21 de agosto. O objetivo é organizar a oferta de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs) e orientar a captação dos pacientes que necessitam desses equipamentos.
Para facilitar o acesso e a organização dos atendimentos, o território foi dividido em duas sedes. Em Campo Maior, serão atendidos os municípios de Boa Hora, Boqueirão do Piauí, Cocal de Telha, Cabeceiras do Piauí, Jatobá do Piauí e Nossa Senhora de Nazaré. Já em Castelo do Piauí, o atendimento abrangerá os municípios de Assunção do Piauí, Buriti dos Montes, Juazeiro do Piauí, Novo Santo Antônio, São João da Serra, São Miguel do Tapuio e Sigefredo Pacheco.
As reuniões de articulação são voltadas para os profissionais de saúde dos municípios, como gestores, enfermeiros, fisioterapeutas e agentes comunitários, e têm como finalidade esclarecer como será feita a captação dos pacientes e quem são os públicos prioritários para receber os dispositivos.
O atendimento será voltado principalmente para pessoas com deficiência, idosos, crianças, pessoas com diabetes (que necessitam de calçados específicos para o pé diabético) e sapatos neurogênicos.
De acordo com a coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da Sesapi, Daniele Reis Monteiro, além das órteses e próteses, também serão ofertados meios de locomoção, como cadeiras de rodas, bengalas e andadores, bem como ajustes, adaptações e pequenos consertos em equipamentos já em uso.
“A iniciativa faz parte do esforço da Sesapi para descentralizar o acesso aos serviços ortopédicos no estado, levando assistência a quem vive longe dos grandes centros urbanos e muitas vezes não têm acesso regular a esses recursos”, destaca Daniele.
Com essa nova etapa no território Carnaubais, o programa “Passo à Frente” reforça seu compromisso com a acessibilidade, inclusão e autonomia das pessoas com deficiência no Piauí.