-
Discussão em ponto de apoio para motoristas por aplicativo termina na Central de Flagrantes em Teresina
-
Primeira infância: conheça os 10 municípios vencedores do II Prêmio Boas Práticas no SUAS
-
Rafael Fonteles entrega kit com mobília para nova creche em Domingos Mourão; município é uma referência em educação e no acesso ao Saúde Digital
-
Jovem morre em grave acidente enquanto saía para comprar leite para a filha no Sul do Piauí
-
OAB-PI vai à Justiça para questionar aumento da taxa do lixo em Teresina
Projeto Música Eficiente homenageia Regina Sousa por sua atuação junto às pessoas com deficiência
O centro desenvolve o trabalho de musicalização infantil, musicoterapia, ensino e música para pessoas com deficiências, com o objetivo de resgatar a cidadania dessas pessoas.
Fotos Gabriel Paulino
A governadora Regina Sousa foi homenageada com um troféu, na manhã desta quinta-feira (24), pelo projeto Música Eficiente, em Teresina. O centro desenvolve o trabalho de musicalização infantil, musicoterapia, ensino e música para pessoas com deficiências, com o objetivo de resgatar a cidadania dessas pessoas, para que se sintam, de fato, incluídas na sociedade. O projeto atende hoje 860 famílias em todo Piauí, por meio dos quatro polos no interior do Estado.
Inaugurado em dezembro de 2021, o projeto foi o primeiro Centro de Música Eficiente do Brasil. A partir da musicoterapia, a escola trabalha a readaptação, introduzindo o ensino de música por meio de instrumentos, como teclado, violão, bateria, percussão, flauta doce, ukulele, além da musicalização infantil, feita com crianças de três anos de idade.
“É uma entidade que pode fazer muito e já está fazendo com a terapia musical. Sei que aqui é um espaço que cuida de verdade das pessoas com deficiência, na qual famílias encontram um apoio para cuidar dos seus familiares, com muito respeito e profissionalismo”, afirmou a governadora.
O projeto foi idealizado pelo professor, historiador, músico e musicoterapeuta, João Gilberto Oliveira, que criou a Associação Cultural de Amigos da Música Eficiente (Acame) ao perceber a necessidade de um trabalho especializado para pessoas com deficiência no Piauí.
“Regina Sousa é madrinha deste projeto desde quando era senadora. Ela conheceu o nascimento deste centro e sabe de sua história. Abraçou a causa e aceitou a missão de nos ajudar. É mais que uma homenagem, é um reconhecimento de seu trabalho”, disse João Gilberto, diretor da escola.
Durante a homenagem foi exibido um documentário sobre o projeto, contando principalmente sobre os avanços dos alunos e alunas após as aulas de música. A sede de Teresina atende hoje 300 pessoas com deficiência e conta com mais de 20 profissionais, entre apoio técnico e professores.
“Aprendi muito no Centro, muitas músicas, treino muito em casa, melhorei minha a minha socialização. Tenho apoio da minha família e do projeto”, disse Talita Moreira Santos, primeira aluna do professor Gilberto e que possui deficiência intelectual.
O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo, participou do evento e destacou que a governadora sempre teve um olhar especial para este projeto. “Recentemente ela autorizou a reforma de ampliação do Centro. A governadora sabe da importância do projeto e como ele tem feito uma diferença na vida das pessoas com deficiência porque reabilita pessoas através da música”, garantiu.