-
Governo federal reajusta em 17,5% auxílio-alimentação de servidores públicos
-
Lula envia equipe ministerial ao Paraná após tornado que deixou mortos e destruição
-
Carro com secretário de Cultura do Piauí é atingido por caminhão em acidente na BR-343
-
Diretor-geral do DER-PI é eleito coordenador da Câmara Temática de Infraestrutura do Consórcio Nordeste
-
Detran alerta para golpe em falsos anúncios da CNH Social
Divulgação
O governador Rafael Fonteles (PT) encaminhou para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) projeto de lei que trata sobre a promoção de oficiais do Corpo de Bombeiros.
A proposta garante que os militares do Corpo de Bombeiros possam conseguir promoção para o cargo de coronel por meio do merecimento.
Em mensagem encaminhada para a Alepi, o governador informou que o projeto tem como objetivo a uniformização da legislação referente à promoção de oficiais militares do estado do Piauí, de forma que, com a alteração pretendida, a promoção ao posto de coronel do quadro do Corpo de Bombeiros Militar tenha a mesma previsão legal existente para a Polícia Militar.
“Com a entrada em vigor da Lei nº 8.047, de 2023, no âmbito da Polícia Militar, a promoção ao posto de coronel é definida, exclusivamente, pelo critério de merecimento, o que culmina na escolha daqueles que devam ocupar o último posto da corporação, com todas as atribuições e responsabilidades inerentes ao cargo, pelo Chefe do Poder Executivo. Dessa forma, destaca-se a necessidade de uniformização do critério de merecimento para a promoção ao posto de coronel perante as duas forças militares do Estado do Piauí”, explicou.
A proposta deverá ser analisada nas comissões técnicas, antes de seguir para votação em plenário.