-
Discussão em ponto de apoio para motoristas por aplicativo termina na Central de Flagrantes em Teresina
-
Primeira infância: conheça os 10 municípios vencedores do II Prêmio Boas Práticas no SUAS
-
Rafael Fonteles entrega kit com mobília para nova creche em Domingos Mourão; município é uma referência em educação e no acesso ao Saúde Digital
-
Jovem morre em grave acidente enquanto saía para comprar leite para a filha no Sul do Piauí
-
OAB-PI vai à Justiça para questionar aumento da taxa do lixo em Teresina
Rafael Fonteles entrega Central de Diagnóstico em Parnaíba para atender população de toda a Planície Litorânea
Divulgação
O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta terça-feira (21), a Central de Diagnóstico de Parnaíba, localizada em frente ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda). A iniciativa faz parte de um projeto estadual que prevê a entrega de 16 centrais de diagnóstico até julho deste ano, abrangendo todas as regiões do Piauí. O objetivo é descentralizar e fortalecer os serviços de saúde, garantindo atendimento qualificado aos pacientes encaminhados pela regulação.
De acordo com o governador, a unidade atenderá toda a população da Planície Litorânea, oferecendo exames como raios X, ultrassonografia, mamografia, tomografia e exames laboratoriais, além de consultas com especialistas. O espaço também conta com duas salas para atendimento em telemedicina, com 10 especialidades médicas; e uma sala exclusiva para ginecologia e obstetrícia, garantindo um atendimento especializado para as mulheres e mães da região, além de um consultório médico para atendimento presencial, caso seja necessário.
"Estamos executando a interiorização da saúde no estado. A Central de Diagnóstico de Parnaíba é um exemplo concreto disso, garantindo que a população tenha acesso a exames e consultas de forma ágil e eficiente”, destacou Rafael Fonteles.
O secretário da Saúde do Piauí, Antonio Luiz Soares, ressaltou que a unidade dispõe de equipamentos modernos e uma estrutura avançada que dão suporte ao Programa Piauí Saúde Digital. "Os pacientes terão acesso a consultas com médicos especialistas, além de exames complementares, como ultrassom, eletrocardiograma, coleta de exames laboratoriais, mamografia, raios X, bem como o acesso à realização de tomografia no Heda”, destaca o gestor, enfatizando que a central vai emitir os laudos em até 24 horas.

Bruno Guimarães, diretor técnico da Central de Diagnóstico, enfatizou a importância da unidade para a cidade e os municípios vizinhos. “Esta obra vem para somar, especialmente em áreas como ginecologia e obstetrícia, que apresentam grande demanda", completou o gestor.

Mais obras
O secretário da Saúde informa ainda que, além da Central de Diagnóstico, o Governo do Estado já entregou a primeira etapa de reforma e ampliação do Heda. "Estamos realizando a segunda fase da obra, que vai separar maternidade e hospital e deve ser inaugurada até o início do ano que vem. Teremos também a inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para Parnaíba e região", completou Antonio Luiz Soares.