No aniversário de Teresina, comemorado neste sábado, 16 de agosto, o governador Rafael Fonteles participará de missa em Ação de Graças e vai inaugurar obras na capital, nas áreas de educação e segurança: o novo prédio de uma escola no Mocambinho e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), além de lançar o Sistema de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA).
A agenda inicia às 8h30, com a missa solene em Ação de Graças pelos 173 anos de Teresina. A celebração ocorre na Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, padroeira da cidade, e integra a programação oficial de aniversário da capital.
Em seguida, o governador inaugura o novo prédio do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Desembargador Heli Sobral – 4ª GRE, localizado no bairro Mocambinho. A unidade recebeu investimentos de mais de R$ 4 milhões e agora conta com infraestrutura moderna: sala de saúde digital, vestiários, 15 salas de aula climatizadas, sala de mediação tecnológica, biblioteca, laboratórios de informática e ciências, refeitório, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e quadra poliesportiva.
Rafael também realiza a entrega do novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na sede da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), espaço que vai concentrar todos os pontos de comunicação com o cidadão, como o 190, B.O. Fácil e totens interativos, além de tecnologias de resposta de segurança pública, incluindo radiocomunicação e videomonitoramento.
Por fim, será lançado, ainda na sede da SSP, o Sistema de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA), que contará com 629 postes inteligentes distribuídos inicialmente em Teresina, equipados com mais de 1.200 câmeras de última geração. Com a integração desses equipamentos às já existentes no estado, o Piauí passa a contar com um total de mais de 3.500 câmeras conectadas.
Desenvolvido pela SSP em parceria com a Empresa de Tecnologia do Piauí (Etipi), o sistema permitirá a leitura de placas veiculares, reconhecimento facial, análise de comportamento e registro de entrada e saída de veículos. Também serão instalados 16 totens interativos para acionamento de emergência em áreas de grande circulação. Todo o sistema será conectado a uma central de monitoramento equipada com supercomputador da Etipi, integrando imagens de órgãos públicos e câmeras privadas.