-
Discussão em ponto de apoio para motoristas por aplicativo termina na Central de Flagrantes em Teresina
-
Primeira infância: conheça os 10 municípios vencedores do II Prêmio Boas Práticas no SUAS
-
Rafael Fonteles entrega kit com mobília para nova creche em Domingos Mourão; município é uma referência em educação e no acesso ao Saúde Digital
-
Jovem morre em grave acidente enquanto saía para comprar leite para a filha no Sul do Piauí
-
OAB-PI vai à Justiça para questionar aumento da taxa do lixo em Teresina
Semarh intensifica a fiscalização nos rios Parnaíba e Poti durante a piracema | Ascom
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh/PI), em parceria com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e o Corpo de Bombeiros, intensificam os trabalhos de fiscalização nos rios Parnaíba e Poti durante o período da Piracema, iniciado em novembro passado e que se estenderá até o dia 16 de março de 2024. O objetivo é impedir a prática de pesca irregular e predatória no período de reprodução dos peixes.
A piracema ocorre quando algumas espécies de peixes nadam, em busca de locais adequados para reprodução e alimentação. Se esse fenômeno for interrompido, a reprodução pode ser prejudicada.
Nos dias 14 e 15 de dezembro, a Semarh, a DPMA e o Corpo de Bombeiros realizaram a Operação Piracema na região do Encontro dos Rios Parnaíba e Poti, em Teresina. A ação resultou na liberação de mais de 200 espécies de peixes, como piau, branquinha, piaba, cascudo e mandi. Paralelamente, foram apreendidos mais de 1.200 metros de redes de pesca, com maior incidência no rio Poti, entre a ponte da Santa Maria e o Encontro dos Rios.
Além da fiscalização dos rios, foram inspecionados condomínios da zona leste da capital, com intuito de verificar possíveis irregularidades no descarte de dejetos, que eventualmente poderão causar a contaminação das lagoas que recebem esses esgotos.
O diretor de fiscalização da Semarh, major Dênio Marinho, destacou o trabalho realizado pela equipe da Secretaria nas operações de fiscalização. “A Semarh continuará realizando essas missões de forma empenhada, além de levar informações e orientações necessárias no sentido de coibir infrações e crimes ambientais”, finaliza o diretor.