-
Exportações superam importações e Piauí fecha 2025 com superávit de US$ 883,4 milhões
-
Rodrigo Torres assume Seduc em 2026 e promete manter avanços na educação do Piauí
-
PM envia mais de 200 policiais para reforçar segurança no litoral do Piauí no Réveillon
-
Governo do Piauí amplia combate ao crime com videomonitoramento por inteligência artificial
-
Decreto oficializa novo salário mínimo de R$ 1.621 a partir de 2026
Divulgação
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, inicia nesta segunda-feira (17) a campanha de ampliação da cobertura vacinal contra o HPV em Parnaíba. A população entre 15 e 19 anos está apta a receber a vacina. Em Teresina, a vacinação começa na próxima semana (24) e segue a mesma faixa etária, entre 15 e 19 anos.
A Coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Marylane Viana, ressalta:
É de interesse do Estado do Piauí que os municípios, além desses dois, pactuem a ampliação da cobertura vacinal contra o HPV. Essa vacina protege contra o câncer de colo do útero, cérvico e uterino, que é uma das principais doenças que afetam a população feminina. Essa vacina está disponível para adolescentes do sexo masculino e feminino em toda a rede pública do estado do Piauí
De acordo com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), no Piauí, 36.050 mulheres e 88.131 homens não tomaram nenhuma dose da vacina, que está disponível desde 2014. O calendário de ampliação para os municípios segue até junho.
O HPV é responsável por 99% dos casos de câncer de colo do útero, o terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil. A vacinação contra o HPV também protege contra outros tipos de câncer, como o de pênis, ânus, orofaringe, vagina e vulva, além de ajudar a interromper a cadeia de transmissão ao vacinar o público masculino.