Cidade
Silvio Mendes convida Kleber Montezuma para assumir presidência da FMS em meio à crise na saúde
09/07/2025 11:52 || Atualizado: 09/07/2025 11:52
Divulgação
O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, oficializou na manhã desta terça-feira (9) o convite ao presidente da Fundação Wall Ferraz, Kleber Montezuma, para assumir a presidência da Fundação Municipal de Saúde (FMS). A vaga foi aberta com a saída de Charles Silveira, que deixou o cargo na última semana.
O convite foi confirmado pelo próprio prefeito, que afirmou que Montezuma irá avaliar a proposta e dará uma resposta nos próximos dias. Caso aceite, ele assumirá a FMS em um dos momentos mais críticos da saúde pública municipal.
Na segunda-feira (8), a Prefeitura de Teresina publicou a renovação do decreto que reconhece situação de emergência na saúde do município. É o terceiro decreto consecutivo da atual gestão para tentar contornar a crise no setor.
De acordo com o texto do decreto, ainda persistem dificuldades na reposição de insumos e medicamentos, mesmo após a adoção de medidas emergenciais e a abertura de vários processos licitatórios. A situação tem impactado diretamente o funcionamento de unidades básicas de saúde, hospitais e o abastecimento de medicamentos na rede pública.
Kleber Montezuma, que já foi secretário municipal de Educação e candidato a prefeito nas eleições de 2020, atualmente comanda a Fundação Wall Ferraz, voltada para qualificação profissional e inclusão social. Seu nome é considerado de confiança do prefeito e tem forte ligação com gestões anteriores do grupo político de Silvio Mendes.
A expectativa é que uma resposta definitiva seja dada nos próximos dias, diante da urgência que o cenário exige.