-
PI-381: Rafael Fonteles inaugura pavimentação e afirma que rodovias marcam sua gestão
-
Exportações superam importações e Piauí fecha 2025 com superávit de US$ 883,4 milhões
-
Rodrigo Torres assume Seduc em 2026 e promete manter avanços na educação do Piauí
-
PM envia mais de 200 policiais para reforçar segurança no litoral do Piauí no Réveillon
-
Governo do Piauí amplia combate ao crime com videomonitoramento por inteligência artificial
Divulgação
A V Expofran – Feira de Ovinos e Caprinos de São Francisco de Assis do Piauí, que começou na sexta-feira (25) com apoio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) está atraindo produtores para o município, promovendo a ovinocaprinocultura na região do Vale do Canindé. A Feira apresenta exposições de animais, competições, atrações culturais e a venda de produtos locais.
Durante a abertura da feira, Clébio Coutinho, superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, destacou que mais de 80% do rebanho de ovinos e caprinos do estado pertence a agricultores familiares. “A ovinocaprinocultura é fundamental para gerar renda e trabalho, além de alavancar a economia do município,” afirmou Coutinho.
Além da feira, a SAF está implementando projetos por meio do Programa Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), que permitirá a seleção de 170 projetos produtivos em diversas áreas, como apicultura e algodão. O município de São Francisco de Assis do Piauí foi contemplado com seis entidades da agricultura familiar aptas a receberem financiamentos, que podem chegar a R$ 300 mil para cada projeto.
A Expofran, agora reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Piauí, foi sancionada pelo governador Rafael Fonteles e faz parte do calendário oficial de eventos do estado, por iniciativa da deputada estadual Elisângela Moura.