-
Apresentador César Filho sofre grave acidente de motocicleta entre Campo Maior e Cabeceiras
-
Padre e outras duas pessoas morrem em desabamento de laje em Salvador
-
Governo federal reajusta em 17,5% auxílio-alimentação de servidores públicos
-
Lula envia equipe ministerial ao Paraná após tornado que deixou mortos e destruição
-
Carro com secretário de Cultura do Piauí é atingido por caminhão em acidente na BR-343
Divulgação
Se inicia no próximo sábado (2) a Campanha Municipal de vacinação contra a raiva em Teresina. A primeira etapa, que acontece das 8h às 17h, vai contemplar as zonas Norte e Leste da capital, com 135 pontos de vacinação e mais um posto drive thru debaixo da Ponte Estaiada.
Ao todo, 135 postos estarão disponíveis em todos os bairros das referidas zonas, durante todo o dia. “No sábado seguinte (9) será a segunda etapa, contemplando os bairros das zonas sul e sudeste, e em seguida será a vez da zona rural, em datas que divulgaremos posteriormente”, antecipa Élcio Leite, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que coordena a campanha.
“Convidamos todos os tutores de cães e gatos das zonas Norte e Leste para levar seus animais a um dos postos de vacinação e garantir a dose desses animais”, alerta Élcio Leite. “A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos. Ou seja: protegendo o seu animal você também se protege”, reforça o gerente.
A raiva é uma doença aguda do sistema nervoso central, causada por um vírus que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. Uma das formas de se fazer o controle desta doença é a vacinação dos animais domésticos, principalmente cães e gatos, espécies estas que tem maior proximidade com os seres humanos. Portanto, o Ministério da Saúde, através dos municípios, estabelece campanhas de vacina anualmente.