-
Motorista de aplicativo é sequestrado e obrigado a transferir dinheiro durante série de assaltos em Teresina
-
Homem é preso por suspeita de importunação sexual contra funcionária na zona Norte de Teresina
-
Vereadora é presa pela Polícia Federal ao sacar cerca de R$ 500 mil em agência bancária no interior do Piauí
-
Justiça nega novo habeas corpus e mantém Deolane Bezerra presa preventivamente
-
Homem e mulher são encontrados mortos às margens do rio Parnaíba na zona Norte de Teresina
Divulgação
O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta segunda-feira (28), a primeira Unidade Integrada de Segurança Pública (Uisp) de Teresina, localizada ao lado do Parque Potycabana, embaixo da Ponte Juscelino Kubitscheck, na Av. Raul Lopes. A Uisp conta com serviços das Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros.
A unidade, que funcionará 24h, contou com um investimento de R$ 358.389,50, inteiramente pago com recursos do Tesouro Estadual. Segundo Rafael, a Uisp surge a partir da necessidade de reforçar a segurança na região devido ao grande fluxo de veículos e pessoas. “Ela faz parte da nossa estratégia de integração das forças de segurança, que tem como objetivo fortalecer a repressão à criminalidade”, explicou Fonteles.
Ainda segundo o governador, o trabalho realizado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI) tem contribuído para a redução dos índices de criminalidade em todo o estado. “Claro que ainda estamos longe do ideal e temos muito a melhorar, mas estamos diminuindo de forma sistemática, mês a mês, os indicadores de roubos e furtos, além de homicídios, que são os principais problemas que observamos”, destacou o gestor.
Para Rafael Fonteles, um dos pontos fundamentais para a redução da criminalidade no estado foi o aumento do efetivo policial. Em junho deste ano, o governador assinou a maior nomeação de policiais militares da história do Piauí, com 1.104 novos soldados. Nos próximos meses, com a conclusão das turmas de formação de policiais civis e militares em andamento, o efetivo irá aumentar ainda mais.
“Estamos dando uma resposta concreta a esse que é o principal problema apontado pela população de Teresina e das grandes cidades do Piauí, que é a questão da segurança. Dia após dia, reafirmamos que a segurança pública é a prioridade da nossa gestão”, frisou o governador.
Segundo o secretário da Segurança, Chico Lucas, mais Unidades Integradas de Segurança Pública serão inauguradas em Teresina em breve. “A próxima será no Encontro dos Rios. O nosso objetivo com as unidades é, a partir da integração entre as forças de segurança, reverter a degradação de espaços públicos e garantir a segurança da nossa população”, afirmou o gestor.