-
Bracuí atraca no Porto Piauí e estará aberto para visitação neste fim de semana
-
Passageiros ganham nova opção de viagem: Teresina–Congonhas (SP) sem escalas
-
TJ-PI dá posse administrativa a Mário Basílio nesta quinta (11) como novo desembargador
-
Em lançamento nacional do SoberanIA, Rafael Fonteles defende autonomia digital para proteção de dados públicos
-
Segunda edição do Ponte para o Futuro destaca formação, cidadania e oportunidades em Teresina
Divulgação
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, nas últimas 24 horas, duas captações de múltiplos órgãos e cinco transplantes, sendo quatro renais e um de córnea. Somente este ano, o HGV já contabiliza 65 transplantes renais e 47 transplantes de córneas.
As doações beneficiaram quatro pacientes que receberam os rins e as córneas em um procedimento inédito, que mobilizou as equipes por quase 12 horas ininterruptas.
“Todos os procedimentos ocorreram dentro da normalidade e os pacientes passam bem”, explicou o coordenador de enfermagem do Centro Cirúrgico, Ronaldo José.
A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, destaca que tanto a Unidade de Transplante quanto a equipe que realiza os transplantes passaram por um processo de reestruturação, o que possibilitou a ampliação do número de procedimentos em 2025.
“Com a reformulação de fluxos, protocolos e rotinas, além de um melhor gerenciamento da linha de cuidado no Estado, garantimos um acompanhamento diferenciado aos pacientes e maior agilidade no centro cirúrgico. Isso contribuiu para o aumento dos transplantes entre 2024 e 2025”, acrescenta Nirvania.