Notícias

TJ-PI dá posse administrativa a Mário Basílio nesta quinta (11) como novo desembargador

Divulgação

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) marcou para esta quinta-feira (11), às 12h, a posse administrativa do advogado Mário Basílio de Melo como novo desembargador da Corte de Justiça. A cerimônia ocorrerá no Plenário do TJPI, localizado na Avenida Padre Humberto Pietrogrande, nº 3509, no bairro São Raimundo, em Teresina.

O futuro desembargador afirmou estar motivado e preparado para iniciar sua atuação no Poder Judiciário.

“Estou muito animado para iniciar os trabalhos e retribuir a confiança depositada em mim desde o início das etapas de escolha da vaga de desembargador do Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça”, declarou.

A nomeação ocorreu após o governador Rafael Fonteles (PT) anunciar sua escolha entre os integrantes da lista tríplice enviada pelo Tribunal.
Mário Basílio foi o mais votado pelos desembargadores, com 20 votos, seguido por Sigifroi Moreno Filho (17 votos) e Gisela Carvalho de Freitas (16 votos).

A posse administrativa marca o início efetivo no cargo, enquanto a posse solene, cerimônia tradicional com autoridades, será agendada posteriormente pelo TJPI.

Quem é Mário Basílio?

Filho de bancários e primeiro advogado da família, Mário Basílio de Melo possui quase 20 anos de atuação jurídica. Começou em um pequeno escritório ao lado de amigos e consolidou sua trajetória em diversas áreas do Direito.

Sua principal experiência está no Direito Empresarial, onde assessorou empresas de diferentes segmentos. É coordenador de uma pós-graduação na área e já presidiu a Comissão de Energia, Petróleo e Mineração da OAB-PI, o que reforça seu perfil institucional.

Atuante nas subseções da Ordem e atento à realidade da advocacia no estado, defende uma prática profissional pautada pelo diálogo e pela ética.

Durante sua campanha ao TJ-PI, Basílio destacou a necessidade de um desembargador que também exerça papel de gestor — aberto, transparente e comprometido com resultados que fortaleçam o sistema de Justiça e valorizem a advocacia.