-
Governo do Piauí amplia combate ao crime com videomonitoramento por inteligência artificial
-
Decreto oficializa novo salário mínimo de R$ 1.621 a partir de 2026
-
Matrículas da rede estadual seguem abertas até 15 de janeiro no Piauí
-
Rafael Fonteles antecipa salário de dezembro e servidores recebem na véspera de Natal
-
TF autoriza prisão domiciliar a Augusto Heleno por motivos de saúde
Fotos: Juliana Oliveira
O governador Rafael Fonteles e Erasmo Battistella, diretor da empresa de biocombustível Be8, assinaram, na última nesta terça-feira (11), durante encontro bilateral na COP30 – 30ª Conferência das Partes da ONU, em Belém (PA), o termo de cooperação para a expansão da fábrica situada na cidade de Floriano. A intenção é construir uma segunda fábrica do combustível tipo BeVant no estado para atender à demanda da região Nordeste.
“O Piauí integra um time de estados que trabalha rumo à transição energética brasileira, ajudando o Brasil e o mundo a descarbonizar a economia, sobretudo o setor de transportes. Assinamos aqui um termo de cooperação para ampliação dessa indústria de biodiesel de Floriano e com a perspectiva de novos produtos sendo produzidos no nosso estado”, afirmou o governador durante o encontro, que aconteceu na Zona Verde da COP30.
O diretor da empresa, Erasmo Battistella explica que há perspectiva de introdução de novos produtos, incluindo o BeVant patenteado pela Be8. A empresa produz biodiesel com a mistura de até 15% no diesel, com planos de chegar a 20% e 25%, e conduziu teste bem-sucedido com caminhão da Mercedes utilizando combustível 100% Be8, demonstrando redução de até 99% nas emissões de gases do efeito estufa.
A fábrica de Floriano tem um papel histórico no biodiesel no Brasil, emitindo a primeira nota fiscal comercial do combustível no país. Atualmente, a indústria bate recordes de produção e faturamento.
“Apresentamos hoje aqui a redução de 99% das emissões do tanque à roda. Em toda a cadeia, a redução pode chegar até 65%. Então, isso aqui é produto brasileiro, tecnologia e matéria-prima brasileiras para abastecer os caminhões, os ônibus. Vamos trabalhar junto com o Governo do Estado para poder produzir lá no Piauí também”, disse Erasmo Battistella.
Com a iniciativa, a gestão amplia o apoio a empresas que contribuem para o fortalecimento da economia verde. “O Piauí está cada vez mais fortalecendo a agenda de transição energética e também no setor de biocombustíveis, nessa parceria da Invest Piauí, do Governo do Piauí, com a Be8, a maior produtora de biodiesel do Brasil”, finalizou o governador.
Encontro com representantes da Fortescue
Rafael Fonteles também teve encontro bilateral com representantes da empresa australiana Fortescue, empresa global de tecnologia de energia verde, com foco em descarbonização. A convite do Chairman Global da Fortescue, Andrew Forrest; Sebastian Delgui, diretor de Assuntos Governamentais da Fortescue América Latina; Luis Viga, Country Manager da Fortescue Brasil; e Bornwyn Grieve, diretora Global de Sustentabilidade e Assuntos Externos, o governador deverá visitar o barco da empresa na COP30, movido a hidrogênio verde.