-
Governo do Piauí amplia combate ao crime com videomonitoramento por inteligência artificial
-
Decreto oficializa novo salário mínimo de R$ 1.621 a partir de 2026
-
Matrículas da rede estadual seguem abertas até 15 de janeiro no Piauí
-
Rafael Fonteles antecipa salário de dezembro e servidores recebem na véspera de Natal
-
TF autoriza prisão domiciliar a Augusto Heleno por motivos de saúde
Divulgação
O secretário municipal de Educação de Teresina, Ismael Silva, anunciou que a Secretaria Municipal de Educação (Semec) fará novas convocações de aprovados no concurso da pasta ainda neste mês de novembro. De acordo com ele, aproximadamente 100 professores e pedagogos serão chamados para preencher vagas abertas ao longo de 2025, sobretudo após aposentadorias.
Segundo o gestor, a iniciativa faz parte do esforço para manter o pleno funcionamento da rede municipal e garantir a recomposição do quadro de profissionais.
“Estamos discutindo agora a convocação de profissionais remanescentes do último edital que não preencheram as vagas, mas também ocupando todas as vagas de servidores que se aposentaram no ano de 2025”, afirmou. Ele estima que o número fique “em torno de 100 ou cento e poucos convocados”.
Ismael Silva também ressaltou que o ano letivo de 2025, marcado por limitações financeiras na administração municipal, exigiu organização e ajustes internos. Ainda assim, a Semec conseguiu avançar em temas como valorização profissional, reajuste do piso, promoções, progressões e mudanças de nível dos docentes.
Matrículas para 2026
O secretário informou ainda que o edital de matrículas para o ano letivo de 2026 será publicado nos próximos dias. A previsão é de oferta de novas vagas, além da possibilidade de ampliação do ensino em tempo integral em algumas unidades.
“Nós já estamos discutindo todo o planejamento com o edital de matrícula que será divulgado nos próximos dias, com novas oportunidades dentro da nossa rede”, pontuou.
Convocações de áreas administrativas em 2026
Ismael Silva confirmou também que a prefeitura pretende convocar, no primeiro semestre de 2026, candidatos aprovados para áreas administrativas. O edital vigente expira em junho, e a Semec trabalha para garantir que todas as chamadas ocorram dentro do prazo.
“Estamos fazendo todo esse trabalho de forma cautelosa e respeitosa com a administração e a legislação, para que não haja falhas que comprometam o serviço público”, finalizou o secretário.