-
SBT confirma Galvão Bueno como narrador da Copa do Mundo 2026
-
Virginia Fonseca e Vini Jr. aparecem juntos pela primeira vez em foto durante viagem para Madri
-
Virginia Fonseca e Vini Jr. aparecem juntos em Monte Carlo após reaproximação
-
Espetáculo infantil marca programação cultural de domingo (26) no Centro de Teresina
-
Influenciador afirma que Vini Jr. trocou mensagens picantes com Bia Miranda durante festa de aniversário
Divulgação
Quem quiser visitar Pedro II durante os dias do Festival de Inverno deve ficar atento: é que a cidade já não possui vagas de hospedagem em pousadas e hotéis mesmo que ainda faltem 17 dias do evento. O Festival de Inverno acontece entre 30 de maio e 02 de junho, mas o setor hoteleiro de Pedro II já se encontra saturado com a alta da procura para hospedagem durante o período. Para receber todos os turistas que querem ir para o evento, a Prefeitura está cadastrando casas dos próprios moradores para aluguel por temporada.
A informação foi confirmada a reportagem pelo secretário de Turismo de Pedro II, Pedro Macedo. Os moradores que estão dispostos a disponibilizar suas casas para receber turistas vão passar por uma capacitação junto ao SEBRAE. “Já temos muitas casas alugadas, mas a procura continua e até duplicou depois que anunciamos as atrações principais. O número de casas cresce todo dia porque tem gente deixando sua casa para hotel. Alguns imóveis acomodam de quatro a 10 pessoas. Tem algumas chácaras que comportam até 30 pessoas”, diz Pedro.

No ano passado, a Prefeitura de Pedro II disponibilizou em torno de 100 casas para a hospedagem de turistas. A expectativa é de que esse número se repita em 2024 e até aumente, já que pelo menos 60 mil pessoas devem passar pela cidade durante os três dias do Festival de Inverno. A expectativa é de pelo menos 15 mil turistas por dia, segundo a secretaria municipal de Turismo.
Esta alta demanda para o setor hoteleiro acabou por elevar os preços das hospedagens. Quem procurou por hotel ou pousada em Pedro II após o anúncio das atrações do Festival de Inverno teve que desembolsar u pouco mais. Segundo os cálculos da Secretaria de Turismo do Município, os valores cobrados nas diárias, que custam em média R$ 200, sobem até 50% neste período que antecede o evento.
É turismo que faz a economia girar. O Festival de Inverno de Pedro injetou na economia em local R$ 20 milhões com sua edição de 2023 e a estimativa é que este valor seja superado este ano.
“Nós sempre trabalhamos para aumentar o que tivemos na edição anterior. Estamos investindo em infraestrutura e capacitações. Pedro II tem muito a mostrar e isso vai além do Festival de Inverno. O festival é a vitrine, mas nossa cultura é muito forte, nosso artesanato, nossos pontos turísticos. É isso que queremos que as pessoas vejam. Que venham conhecer e que voltem depois”, finaliza o secretário Pedro Macedo.
Confira as atrações do Festival de Inverno de Pedro II em 2024
O line-up completo do Festival de Inverno de Pedro II foi divulgado na última semana. A edição deste ano traz a tradicional mistura de talentos locais e nacionais. Com o tema “A emoção em todos os sentidos”, o evento busca “provocar emoções intensas e multisensoriais ao público.