FestLuso comemora 15 anos com mais de 20 espetáculos gratuitos em Teresina
13/08/2025 19:32 || Atualizado: 13/08/2025 19:32
Divulgação
O público já pode se programar para o FestLuso 2025, que celebra 15 anos com uma vasta programação. O festival de teatro lusófono trará mais de 20 espetáculos gratuitos de grupos de Portugal, Moçambique, Angola e Brasil. Além das peças, o evento contará com palestras, shows musicais e intercâmbio cultural. A programação começa em Brasília, com um módulo circulante de 21 a 24 de agosto, no Sesc Taguatinga, e segue para Teresina, de 25 a 30 de agosto.
Nesta edição comemorativa, o FestLuso apresentará diversas atrações nacionais e internacionais, atraindo público de várias partes do Brasil. Segundo o curador do festival, Francisco Pellé, a programação celebra os 15 anos do evento e reforça sua tradição de criar espaços e pontes de encontros com grupos da língua portuguesa. “A edição especial contará com espetáculos e personalidades que marcaram a história do festival, incluindo o Grupo Harém, garantindo uma programação rica em conexões”, ressaltou.
Em Teresina, o FestLuso ocupará diversos espaços culturais, incluindo o Theatro 4 de Setembro, o Cine Teatro da UFPI e a Sala Torquato Neto, no Clube dos Diários. A programação também se estenderá para a praça Pedro II, a Escola de Teatro Gomes Campos e o Cine Teatro Barítono Raimundo Pereira, localizado no bairro Jacinta Andrade.
O evento, como já é tradição, sempre faz uma homenagem especial. O professor, dramaturgo, filósofo, escritor e um dos maiores incentivadores do teatro como instrumento fundamental na educação, o piauiense José Gomes Campos, terá o seu centenário reconhecido pela coordenação do FestLuso.
O professor Gomes Campos, nasceu no município de Regeneração, em 19 de outubro de 1925, e muito cedo se mudou para Teresina, onde cresceu e desenvolveu todo seu estudo, talento e amor pelo teatro, pela educação e pela transformação humana por meio da arte cênica. Ele nos deixou em 2007.
(Foto: Divulgação FestLuso)
Um dos criadores da Academia Piauiense de letras, Gomes Campos tem seu nome em uma escola municipal de Teresina e em uma escola de teatro. Suas peças foram montadas com o objetivo educacional. Auto do Lampião no Além (1967), a mais famosa de sua autoria, ultrapassou as fronteiras tupiniquins, ganhou prêmios regionais, nacionais, traduzida para o inglês e espanhol, e foi apresentada em outros países, como Portugal e Estados Unidos.
(Foto: Divulgação FestLuso)
A programação contará com a peça “Caim”, estrelado pelo carioca Henri Pagnoncelli, com produção baseada na obra de Saramago; “descobri-quê?”, da companhia Estrutura (Porto); a Trupe Motim de Teatro (Quixeré, Ceará) traz seu espetáculo inédito “O Movimento Rápido dos Olhos”; “Let´s Play That ou Vamos Brincar Daquilo”, com o ator global Tuca Andrada, sobre a vida e obra de Torquato Neto.
O festival terá a presença de Pedro Vilela, de Porto, com Figueredo; de Isabel Mões, de Lisboa, com o espetáculo “Manual para Drag Queen”, do Grupo de Teatro Girassol, de Lisboa; Renata Torres, de Luanda (Angola), com “Mwene-Kongo: a mulher da meia noite”; a peça “O Mendigo ou o Cachorro Morto”, da Cia de Dramas e Comédias, de Teresina e muito mais.
(Foto: Divulgação FestLuso)
O evento também amplia o projeto FestLuso-Escola, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc), ofertando espetáculos e oficinas para alunos de escolas por tempo integral.
O 15º FestLuso é uma realização do Grupo Harém de Teatro e Navilouca Produções, com patrocínio da Secretaria da Cultura do Piauí, Governo do Estado do Piauí, PNAB – PI e Ministério da Cultura (Governo Federal). O evento conta com o apoio do Camões (Instituto da Cooperação e da Língua), Sesc-DF e PNAB Nacional.