Entretenimento

Mãe de Marília Mendonça fala sobre disputa judicial pela guarda de Léo e afirma que vai recorrer da decisão

Divulgação

Dona Ruth Moreira, mãe da cantora Marília Mendonça (1995–2021), concedeu uma entrevista emocionante ao Fantástico (TV Globo) neste domingo (13), em que falou pela primeira vez sobre a decisão da Justiça que concedeu a guarda unilateral de seu neto Léo, de 4 anos, ao pai, o cantor sertanejo Murilo Huff.

A entrevista foi marcada pela emoção e pela dor da perda dupla vivida por Ruth. "Quando a gente perde um filho, a gente morre junto. Você precisa respirar com aquela metade que ficou. Quando me vi sem o meu neto, revivi isso. Voltei a viver esse luto", desabafou entre lágrimas.

Ela afirmou que sempre manteve uma relação respeitosa com Murilo e negou qualquer tentativa de afastar o filho da presença paterna. "Ele [Léo] sempre conviveu com a família lá. Ele ama o pai dele. Eu sempre quis que ele convivesse com todo mundo junto. Essa vontade não se quebrou da minha parte", afirmou. "As festas do Dia das Mães sempre foram aqui. Ele vinha pra cá. Havia uma convivência até ele ir lá e pedir a guarda."

Ruth também rejeitou as acusações de alienação parental e de negligência, apontadas pela defesa de Murilo. "O cuidado eu faço junto com uma médica, endócrina dele. A gente tem um grupo com todas as babás que entram. Meu marido, eu. O pai sempre soube de tudo", garantiu.

Sobre os recursos financeiros da criança, Ruth esclareceu que as contas estão bloqueadas até a conclusão do processo e que tudo o que pertenceu a Marília é, por direito, de Léo, único herdeiro da cantora. “Essa decisão é provisória. As contas estão bloqueadas até se resolver. Ele é o responsável da conta, ele administra. Os dois podiam movimentar.”

Ainda durante a entrevista, a mãe de Marília também comentou sobre os boatos de que teria exigido uma maior parte do seguro das vítimas do acidente aéreo que vitimou sua filha. “O povo só esquece que eu tinha um irmão ali também. Não era só minha filha. Eu estava vivendo um luto duas vezes. (...) O advogado disse que o juiz entendeu que a maior parte teria que ser da Marília. Foi uma decisão do juiz."

O advogado de Ruth, Robson Cunha, afirmou que a família irá recorrer da decisão judicial que concedeu a guarda unilateral a Murilo Huff. "A gente entende que fere o interesse maior, do menor. Ele sempre teve como referência a casa da avó. Fazendo a mudança abrupta, a gente entende como danoso."

Decisão judicial

Na liminar que alterou a guarda de Léo de compartilhada para unilateral, o juiz entendeu que as provas apresentadas por Murilo Huff eram graves e urgentes. A decisão aponta que Ruth teria omitido informações sobre o estado de saúde da criança, quebrando a confiança com o pai do menino. O magistrado classificou a avó como uma tutora negligente e avaliou que a conduta poderia comprometer o bem-estar do menor.

Murilo e Ruth dividiam a guarda desde setembro de 2022, quando a Justiça homologou um acordo entre as partes, quase um ano após a trágica morte de Marília Mendonça. A decisão de Murilo de solicitar a guarda exclusiva teria ocorrido após ele tomar conhecimento de situações que, segundo ele, configurariam alienação parental.

Posicionamento de Murilo Huff

Por meio de nota oficial, Murilo Huff informou que não dará entrevistas em respeito ao segredo de Justiça. “Murilo reafirma que nunca impediu nem impedirá a convivência da avó materna e de sua família com o neto, inclusive tentou um acordo amigável antes do processo, o qual foi ignorado. Garante ainda que a rotina da criação não sofreu impactos, até porque o filho sempre conviveu com o pai. Murilo prioriza a volta para casa após suas apresentações.”

A disputa judicial em torno da guarda de Léo segue em tramitação, e novas decisões devem ser tomadas ao longo do processo. Enquanto isso, o caso sensibiliza milhares de fãs da cantora e acende o debate sobre convivência familiar, luto e os direitos das crianças após a perda dos pais.