-
Carnaval de Teresina conta com blocos em todas as zonas da cidade entre 14 e 17 de fevereiro
-
Baile dos Artistas Maria da Inglaterra 2026 celebra 10 anos de tradição no dia 13 de fevereiro
-
Palácio da Música abre matrículas para oficinas de música a partir de 3 de fevereiro
-
Show do É o Tchan muda de local e será realizado na Avenida Marechal Castelo Branco em Teresina
-
Escola de Artes Gomes Campos alcança recorde de matrículas para cursos de teatro, dança e canto em Teresina
Divulgação
A Fundação Raul Bacelar, localizada no bairro São José, em Parnaíba, será palco de mais uma edição do projeto “O Samba na Casa do Vizinho – Edição Bamba”, neste sábado (31). A iniciativa é do coletivo Eu Sol Eu Samba, que leva cultura, formação e celebração às comunidades. O evento ocorre das 8h às 10h30 e conta com o apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Com oficinas abertas e gratuitas para toda a comunidade, a ação destaca-se pelo foco no público 60+, sem deixar de acolher participantes de todas as idades. A manhã começa com a oficina “Samba no Fé”, conduzida pela professora Mara de França, proporcionando momentos de movimento, alegria e integração. Ao final, uma roda de samba promete encerrar o encontro com festa, batucada e emoção.
“O público 60+ é especial, cheio de energia e entusiasmo. Acreditamos no samba como instrumento de conexão entre gerações e valorização da cultura popular”, destaca Erica Jamp, coordenadora do projeto.
Além da programação na Fundação Raul Bacelar, aos sábados, o projeto também oferece oficinas no Centro Musical GHETTO, abordando temas como história do samba, teatro de revista, samba no pé, percussão e noções básicas de canto.
“O Samba na Casa do Vizinho é mais que um projeto cultural, é um espaço de troca, de resistência e de celebração da nossa identidade. É o samba batendo à porta e convidando toda a comunidade para entrar na roda”, reforça Erica.
A realização é fruto da Lei nº 14.399/2022, que instituiu a PNAB — uma política pública de fomento à cultura que fortalece a produção artística em todo o país, com apoio a estados, municípios e ao Distrito Federal. Através dela, projetos como esse ganham fôlego para expandir seu alcance e promover transformação social por meio da arte.