-
SBT confirma Galvão Bueno como narrador da Copa do Mundo 2026
-
Virginia Fonseca e Vini Jr. aparecem juntos pela primeira vez em foto durante viagem para Madri
-
Virginia Fonseca e Vini Jr. aparecem juntos em Monte Carlo após reaproximação
-
Espetáculo infantil marca programação cultural de domingo (26) no Centro de Teresina
-
Influenciador afirma que Vini Jr. trocou mensagens picantes com Bia Miranda durante festa de aniversário
Piauí leva o forró de raiz ao palco de festival internacional em Lille, na França, nesta sexta (12)
Divulgação
De 11 a 14 deste mês, a cidade de Lille, na França, recebe o Festival Internacional do Forró de Raiz, evento que integra a programação oficial da Temporada Brasil-França 2025, marco das comemorações dos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Realizado no Palais de Beaux-Arts e no Le Grand Sud, o festival reúne mais de 60 artistas nordestinos que levam ao público europeu a riqueza do forró, baião, cordel, xilogravura, artesanato e quadrilha junina. Além das apresentações musicais, a programação inclui oficinas, rodas de conversa, exposições e o Fórum Internacional do Forró de Raiz, consolidando-se como um espaço de troca cultural e valorização da identidade nordestina.
Nesta sexta-feira (12), o Piauí marca presença no palco do Le Grand Sud com os músicos Écore Nascimento e Sandrinho do Acordeon, reforçando a representatividade da cultura piauiense no cenário internacional.
Um dos momentos mais simbólicos do festival será a assinatura do protocolo que fortalece a candidatura do forró a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. A iniciativa é liderada pela Paraíba, com apoio de diversos estados nordestinos, entre eles o Piauí, e busca garantir o reconhecimento internacional dessa manifestação cultural que é patrimônio vivo do Brasil.
O festival é promovido pela Associação Cultural Balaio Nordeste, com apoio do Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), reforçando o compromisso com a difusão e valorização da cultura nordestina no exterior.
Com ações como essa, o Brasil reafirma sua presença no cenário cultural internacional, fortalecendo os laços de cooperação com a França e promovendo a diversidade e a autenticidade da cultura nordestina.