-
Gominho revela que Preta Gil cogitou suicídio assistido nos momentos finais da luta contra o câncer
-
Babal Guimarães tem prisão mantida após nova acusação de agressão
-
Grupo Harém de Teatro celebra 40 anos com espetáculo especial e lançamento de livro na sexta (12)
-
Influenciador Babal Guimarães é flagrado agredindo a namorada em Maceió; irmão repudia violência: “Sinto vergonha”
-
Ataques a Dudu Camargo e menção ao Piauí geram revolta na web durante A Fazenda 17
Divulgação
O Museu da Imagem e do Som (MIS), em Teresina, recebe até esta sexta-feira, 5 de dezembro, o Seminário “Walter Benjamin: Crítica, Cinema, História”. A ação é promovida pelo Banco do Nordeste Cultural e integra a programação da Exposição “ContraPiso”, produção de Gualberto Júnior, em cartaz no prédio histórico do Tribunal de Justiça até 19 de dezembro.
O seminário tem entrada gratuita e não requer inscrição prévia. A programação inclui o curso presencial “Walter Benjamin e o Cinema: Um Roteiro de Leitura”, ministrado pelo professor Romero Venâncio, da Universidade Federal de Sergipe, nos dias 4 e 5 de dezembro.
Após a etapa presencial, os participantes terão acesso ao curso on-line “História do cinema brasileiro do século XX: da crítica cinematográfica para a historiografia”, conduzido pelo professor Juliermes Morais, da Universidade Estadual de Goiás, entre 8 e 12 de dezembro.
A programação desta quinta e sexta-feiras começa às 15h, no MIS, com continuação do curso presencial e encerramento em ciclo de palestras e roda de conversa às 18h30.
Quem é Walter Benjamin?
Walter Benedix Schönflies Benjamin foi um ensaísta, crítico literário, tradutor, filósofo e sociólogo judeu alemão. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica, foi fortemente inspirado tanto por autores marxistas, como Bertolt Brecht, como pelo místico judaico Gershom Scholem. Ele nasceu em 1892 em Berlim, na Alemanha e morreu em 26 de setembro de 1940, em Portbou, Espanha.