Abertura da etapa estadual dos Jogos Escolares Piauienses será nesta segunda (4) na Arena Verdão
03/08/2025 14:12 || Atualizado: 03/08/2025 14:12
Ascom Secepi
O Governo do Piauí fará a abertura do maior evento esportivo escolar do Estado, os Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), nesta segunda-feira (4), às 8h30, na Arena Verdão. O campeonato é uma realização da Secretaria dos Esportes (Secepi), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) e Secretaria da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).
Nesta edição dos jogos, foram 10 polos regionais, alcançando municípios da região de Floriano, Regeneração, Picos, Oeiras, Paulistana, Campo Maior, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Piripiri e Luís Correia.
Desde o início do processo de classificação para a etapa estadual, participaram cerca de 15 mil alunos das redes de ensino municipal, estadual e particular do Piauí. Os atletas de 12 a 14 anos têm a vaga garantida para os Jogos da Juventude, em Brasília (DF), de 10 a 25 de setembro. Já os classificados na faixa etária de 15 a 17 vão para Uberlândia (MG), onde ocorre os JEBs (Jogos Escolares Brasileiros), de 5 a 28 de outubro. Os atletas paralímpicos classificados disputarão a Paralimpíadas Escolares Nacional, no mês de novembro, em São Paulo – SP.
A etapa estadual dos JEPIs terá disputas em 22 modalidades. Sendo elas, águas abertas, atletismo, atletismo adaptado, basquetebol, badminton, ciclismo, esgrima, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlon, voleibol, xadrez, vôlei de praia e wrestling.
O evento vem crescendo a cada ano com medidas adotadas pela Secepi desde 2023, como a expansão do número de polos e municípios participantes, modalidades e atletas, escolas e redes de ensino. A consequência mais notável vem na evolução do número de medalhas conquistadas pelo Piauí nas etapas nacionais dos jogos escolares. De 2022 para 2024, o Piauí saltou de 23 para 63 medalhas conquistadas pelos atletas piauienses.
(Foto: Ascom Secepi)
A Secretária dos Esportes, Josiene Campelo, atribui toda essa evolução do esporte escolar piauiense à política de expansão e fortalecimento do esporte adotada pelo Governo do Estado, tendo à frente desse processo a Secepi e a parceria de secretarias e entidades envolvidas. “Em mais um ano de realização, os JEPIs vêm crescendo e alcançando cada vez mais crianças e adolescentes que veem suas vidas com mais significado por causa do esporte. Nosso objetivo é ir cada vez mais longe nessas mudanças, trabalhando e investindo no esporte escolar”, afirmou.
(Foto: Ascom Secepi)
De acordo com o secretário da Educação, Washington Bandeira, os Jogos Escolares Piauienses fazem parte da política de educação integral da Seduc, que une ensino, cultura e esporte. “Ao ampliar os investimentos nesta edição, estamos garantindo que mais estudantes vivenciem experiências no esporte, desenvolvam seus talentos e representem com orgulho suas escolas”, destacou.
O secretário da Inclusão, Mauro Eduardo, considera que os jogos mostram a importância do esporte na reabilitação de pessoas com deficiência. “Muitas vezes, vemos casos de alunos com deficiência que estavam em isolamento, até com depressão, e encontraram no esporte essa reabilitação e inclusão, mostrando que são capazes e que podemos desenvolver qualquer atividade compatível com nosso nível de deficiência. Isso incentiva a participação de outros atletas nessas modalidades. Para nós, este é um ano de muita felicidade por participar mais uma vez da abertura dos Jogos Escolares”.
A etapa estadual dos JEPIs ocorre de 4 a 17 de agosto, em Teresina. Os locais e horários das disputas poderão ser conferidas nos veículos de comunicação oficiais da Secepi (@esportes.pi, portal.pi.gov.br/secepi) a partir do dia 4 de agosto.