Com recorde de participação, etapa estadual dos Jogos Escolares Piauienses celebra inclusão e investimento histórico
04/08/2025 15:15 || Atualizado: 04/08/2025 15:15
Josiene Campelo, secretária dos Esportes (Foto: Regis Falcão)
A etapa estadual dos Jogos Escolares Piauienses (Jepis) começou, nesta segunda-feira (4), em Teresina, com recorde de participação. Mais de 22 mil alunos atletas, de 10 polos regionais, estão diretamente envolvidos na maior edição da competição já realizada no estado. A cerimônia de abertura ocorreu na Arena Verdão e reuniu representantes das Secretarias dos Esportes (Secepi), da Educação (Seduc) e para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), treinadores e familiares, reforçando o papel transformador do esporte na vida dos jovens piauienses.
Na solenidade, Josiene Campelo, secretária dos Esportes, celebrou a dimensão do evento, que também marca o maior número de atletas paralímpicos da história dos jogos. “Temos mais de 22 mil alunos atletas participando de forma direta dos jogos escolares. São 191 municípios participando e descentralizando o esporte. Serão modalidades individuais e coletivas, e quatro paralímpicas. Nós teremos também o maior número de atletas paralímpicos, sendo 137 que irão representar o nosso estado”, comemora a gestora.
Josiene Campelo, secretária dos Esportes (Foto: Regis Falcão)
A etapa estadual dos Jepis terá disputas em 22 modalidades. Sendo elas, águas abertas, atletismo, atletismo adaptado, basquetebol, badminton, ciclismo, esgrima, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlon, voleibol, xadrez, vôlei de praia e wrestling.
Foto: Regis Falcão
Os classificados de 12 a 14 anos garantirão vaga para os Jogos da Juventude, que serão realizados de 10 a 25 de setembro, em Brasília (DF). Já os atletas de 15 a 17 anos disputarão os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em Uberlândia (MG), entre os dias 5 e 28 de outubro. Os atletas paralímpicos selecionados participarão da Paralimpíadas Escolares Nacional, em São Paulo (SP), no mês de novembro.
Foto: Regis Falcão
O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, destacou a importância da competição como ferramenta de inclusão e superação. “Para nós, é um momento de muita alegria, porque mostra a importância do esporte da inclusão de pessoas com deficiência. Um aluno da cidade de Monsenhor Gil, o João, por exemplo, tem autismo e foi campeão mundial no atletismo. Isso mostra que as pessoas com deficiência precisam apenas de uma oportunidade para mostrar para a sociedade que são capazes”, frisou o gestor.
Foto: Regis Falcão
De 2022 para 2024, o Piauí saltou de 23 para 63 medalhas nacionais conquistadas pelos atletas piauienses. De acordo com o secretário da Educação, Washington Bandeira, o fortalecimento dos Jogos Escolares também se reflete no volume inédito de investimentos.
“Mais uma vez batemos o recorde com as demais secretarias envolvidas. É o maior investimento da história, são mais de R$ 2 milhões só da Seduc, contando investimentos em hospedagem, alimentação, arbitragem, premiação, material esportivo, transporte, em especial, o aéreo que vamos custear para os alunos vitoriosos”, reforçou o gestor.
Secretário da Educação, Washington Bandeira (Foto: Regis Falcão)
Para os estudantes, o evento representa mais que competição, é sonho, realização e oportunidade. Ana Luiza Lopes, aluna do IFPI, falou sobre a emoção de participar pela primeira vez do Jepis. “Eu fico muito feliz por poder estar presente. Só foram selecionadas seis meninas do basquete e eu consegui. Ainda estou no primeiro ano e amo praticar esporte”, disse a atleta.
Já para Luiz Gustavo, campeão mundial escolar na modalidade karatê, os Jogos Escolares são essenciais em sua trajetória. “Eu ganhei o mundial, justamente o mundial escolar, que é ganhando a etapa JEBs, onde nos classificamos. É sempre uma bagagem cultural, esportiva e emocional para todos nós, é algo muito valioso e muito gratificante e tudo começou nos jogos escolares piauienses”, complementou o estudante.