-
Jogador do Liverpool e de Portugal, Diogo Jota morre em acidente de carro na Espanha
-
Fluminense vence a Inter de Milão e vai às quartas da Copa do Mundo de Clubes FIFA
-
Estudante piauiense conquista ouro e garante vaga na final do Campeonato Brasileiro de Karatê
-
Governador Rafael Fonteles inaugura ginásio poliesportivo moderno em Picos com presença de estrelas do futebol
-
Ginásio Poliesportivo Severo Maria Eulálio Filho será inaugurado nessa quarta-feira (11)

Divulgação
O brasileiro Hugo Calderano, número 3 do ranking mundial de tênis de mesa, está fora do WTT Grand Smash Estados Unidos. O atleta teve sua entrada no país negada por autoridades norte-americanas e não poderá disputar a competição que começa nesta quinta-feira (3), em Las Vegas.
Em nota, Calderano informou que a recusa da entrada ocorreu por ele ter viajado a Cuba em 2023. Na ocasião, ele participou do Campeonato Pan-Americano e do evento de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, ambos organizados pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).
Com cidadania portuguesa, Hugo utilizaria o Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA, na sigla em inglês), mecanismo que permite a entrada nos EUA para cidadãos de países da União Europeia sem a necessidade de visto.
Apesar de ter feito a solicitação, o atleta foi surpreendido com um tempo de resposta superior ao habitual. Ao procurar a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP), foi informado de que não era mais elegível ao programa de isenção de visto.
Diante da situação, Calderano tentou obter um visto emergencial com o apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos (USATT) e do Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC). Embora o pedido de urgência tenha sido aceito, não havia disponibilidade de entrevista consular em tempo hábil para que ele participasse do torneio.
“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”, declarou o atleta.
Hugo vive a melhor fase de sua carreira. Nos últimos dois meses, conquistou o título da Copa do Mundo e a medalha de prata no Mundial. No último fim de semana, venceu o WTT Star Contender Ljubljana, sua oitava taça desde que o Circuito Mundial passou a se chamar WTT, em 2021. Em junho, encerrou sua passagem de nove temporadas pelo Liebherr Ochsenhausen, liderando o clube na conquista da Liga Alemã.