-
Albertão recebe três jogos do Campeonato Piauiense de Futebol Feminino neste final de semana
-
Prefeitura de Teresina inaugura reforma do Centro Esportivo Bariri
-
Delegação do Piauí embarca rumo aos Jogos da Juventude, em Brasília
-
Piauiense Israel Júnior brilha e faz Brasil conquistar a prata no Pan-Americano de Tênis de Mesa Sub-13
-
Governo do Estado garante transporte aéreo para mais de 200 atletas piauienses em competições nacionais

Divulgação
O estado do Piauí subiu pela primeira vez ao pódio dos Jogos da Juventude, graças ao desempenho do jovem atleta Luís Furtado Filho, que garantiu a medalha de bronze na categoria até 110kg do wrestling. A competição, realizada em Brasília, reúne estudantes de 15 a 17 anos das redes pública e particular de ensino de todo o país.
Iniciado no esporte em outra modalidade, Luís Furtado surpreendeu ao conquistar o terceiro lugar com apenas um mês de treinamento específico no wrestling. “Treino há um mês wrestling com o professor Adryallison. Já pratico jiu-jitsu há quatro anos. Agora tive a honra de vir aos Jogos da Juventude em Brasília e garantir a primeira medalha do Piauí”, declarou o atleta, emocionado com a conquista.
A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, disse que essa medalha é o reflexo de um trabalho coletivo, do esforço dos atletas e do compromisso do Governo do Estado em apoiar o esporte. “Programas como o Piauí no Pódio, o Bolsa Atleta e o Siespi [Sistema de Incentivo Estadual ao Esporte do Piauí] têm sido fundamentais para que jovens como Luís possam competir em alto nível e levar o nome do Piauí ao cenário nacional.”
A delegação piauiense de wrestling é composta por 11 integrantes, sendo 9 atletas e 2 técnicos, e segue nas disputas em busca de novas vitórias. Já a delegação completa do Piauí nos Jogos da Juventude conta com 171 atletas, de 17 modalidades, 16 dirigentes (das equipes da Secepi e parceiros) e 36 treinadores, totalizando 223 membros.
Os atletas se classificaram para a etapa nacional ao serem campeões nos JEPIs – Jogos Escolares Piauienses, evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Esportes (Secepi), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e instituições da sociedade civil.