No Piauí, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) anunciou o registro da 6ª morte por dengue este ano, por meio de seu painel temático sobre a doença. A fatalidade ocorreu na cidade de João Costa, localizada a 485 km de Teresina.
A vítima foi um homem de 68 anos, que estava hospitalizado no Hospital Natan Portela, em Teresina, e veio a óbito em 1º de abril.
Até agora, foram contabilizadas quatro mortes em Bom Jesus, uma em Manoel Emídio e outra em João Costa.
As primeiras vítimas de dengue no estado foram um comerciante de 51 anos, que tinha comorbidades, e um lavrador de 26 anos, ambos de Bom Jesus. Posteriormente, houve o falecimento de uma paciente de Manoel Emídio, internada na maternidade Dona Evangelina Rosa e que possuía outras comorbidades. A quarta morte foi de uma mulher de 31 anos, seguida pela sexta, de uma idosa de 77 anos, ambas residentes em Bom Jesus.
Atualmente, o Piauí já contabiliza 6.106 casos prováveis de dengue. Cerca de 55,3% dos casos afetam mulheres, enquanto 44,7% são homens. A faixa etária mais atingida é entre 20 e 29 anos.
A dengue pode se manifestar de forma assintomática ou com sintomas leves em alguns casos. No entanto, é crucial que a população esteja alerta aos sinais, pois a doença pode progredir rapidamente de um estado leve para um mais grave.
Os principais sintomas da dengue incluem febre, dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, perda de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele, dores abdominais intensas, vômitos, letargia ou irritabilidade.