Notícias

Alepi articula parcerias com Sebrae para fomentar empreendedorismo e qualificação

Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Severo Eulálio (MDB), e o secretário-geral da Mesa Diretora, Luciano Nunes, participaram de reunião no Sebrae Nacional, em Brasília, com a diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho. No encontro, foram apresentados vários projetos nos quais Alepi e Sebare podem se tornar parceiros.

Além das possibilidades de qualificação dos servidores, dois projetos chamaram bastante atenção do secretário-geral. A equipe do Sebrae apresentou a proposta de atuação conjunta com a Universidade Sebrae, através do projeto Universidade Corporativa, oferecendo cursos de qualificação as servidores e lideranças, em parceria com a Escola do Legislativo da Alepi. O objetivo é promover formação técnica e de gestão com foco na melhoria dos serviços públicos.


Outro projeto discutido foi o Cidade Território Empreendedor, voltado ao fomento do empreendedorismo local e regional. A iniciativa visa impulsionar os arranjos produtivos nas cidades e territórios de desenvolvimento do estado. A Assembleia poderá atuar como parceira na articulação institucional e no fortalecimento do projeto junto aos municípios piauienses. Margarete Coelho destacou que o fato do Piauí já ser um estado dividido em territórios de potenciais definidos favorece muito a implementação do projeto. 


“Essa agenda foi muito positiva, conhecendo programas que a equipe do Sebrae, que é extremamente preparada, já desenvolve e que podem sim ser levados para o legislativo do Piauí, dentro do nosso propósito do Avança Alepi”, salientou Severo,


Projetos que agregam ao potencial do legislativo

“Nós apresentamos todas algumas das principais soluções, principais programas e projetos que o Sebrae tem e que pode atender muito bem as pretensões e a missão da Assembleia”, informou Margarete Coelho.

Segundo a diretora do Sebrae, as propostas apresentadas irão potencializar o empreendedorismo nos parlamentos. Uma das ações o Sebrae já desenvolve com convênios com a Câmara e o Senado. É o acompanhamento de toda a legislação, melhoria, sugestão de novas leis. “Existem muitas leis federais que precisam ser regulamentadas nos estados e nos municípios e isso está dentro desse programa, trabalhar a qualidade da legislação, uma legislação que realmente apoie, possibilite que os pequenos negócios”, acrescenta.