Em Teresina, 132 famílias recebem as chaves da primeira casa própria com a presença remota de Lula
01/08/2025 16:22 || Atualizado: 01/08/2025 16:22
Divulgação
Um total de 132 famílias da zona norte de Teresina receberam, nesta sexta-feira (1º), as chaves da primeira casa própria, por meio do Minha Casa, Minha Vida, programa do Governo Federal destinado a famílias de baixa renda. A solenidade de entrega das casas do Residencial Diuza Gonçalves contou com a participação remota do presidente Lula, que entregou unidades habitacionais também em outros estados do Norte e Nordeste.
Lula falou de seu compromisso em seguir entregando casas e, ainda, em lançar um novo programa para beneficiar também a população de classe média. “O cidadão tendo uma casa, tendo um emprego, tendo condições de estudar, a vida ‘tá’ realizada. Por isso, eu tenho um compromisso com o Minha Casa, Minha Vida. Vamos continuar fazendo casas para quem mais precisa, mas não vamos parar por aí. Vamos anunciar o maior programa habitacional da história do país”, afirmou o presidente.
Representando presencialmente o Governo Federal em Teresina, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias destacou que sair do aluguel representa alívio no orçamento familiar e permite que mais recursos circulem na economia local. “O presidente Lula sabe a importância de garantir habitação para todas as classes sociais, mas ele tem a justa compreensão de que, para as pessoas com renda mais baixa, a habitação é, além do local digno para viver, um impacto no orçamento familiar. Então, aqui é algo diferenciado, entregar a chave da moradia e já poder garantir a quitação do imóvel para essas pessoas que precisam”, disse.
O governador Rafael Fonteles, também presente no evento, pontuou ao presidente Lula que, somente na Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, o Piauí está chegando a 70 mil. “Esse é o momento de proporcionar dignidade para que famílias realizem o sonho da casa própria, além de ativar a economia em um setor que gera muitos empregos, o setor da construção civil. Um programa premiadíssimo e modelo para o Brasil e o mundo. A gente fica muito feliz em facilitar o acesso a moradias”, enfatizou o governador Rafael Fonteles.
Foto: Gabriel Paulino
O residencial, localizado no bairro Chapadinha, próximo ao Residencial Jacinta Andrade, recebeu investimentos de R$ 24,8 milhões e a duração da obra levou dez meses. Cada unidade conta com 50 m² de área construída, oferecendo condições adequadas de habitabilidade e segurança às famílias contempladas. As moradias foram destinadas a beneficiários selecionados pela União dos Líderes Comunitários de Norte a Sul do Piauí (UlcoNorte).
A beneficiária Luciana Lopes de Sousa, aposentada e deficiente visual, celebrou o recebimento das chaves da sua primeira casa própria. Para ela, o sentimento é de vitória e recomeço. “Eu antes morava de aluguel com meu esposo e meu filho. Agora, graças ao Programa Minha Casa Minha Vida, à entidade UlcoNorte, ao Governo Federal e à política pública, é que posso dizer que hoje tenho um lar para chamar de meu”, disse emocionada.
Foto: Gabriel Paulino
O Minha Casa, Minha Vida – modalidade Entidades, destina-se à concessão de financiamentos subsidiados voltados às famílias de baixa renda, organizadas por meio de entidades privadas sem fins lucrativos. Os recursos utilizados são provenientes do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). Podem participar famílias com renda bruta mensal de até R$ 2.640. Beneficiários do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) são isentos do pagamento das prestações habitacionais.