Notícias

Governo do Piauí amplia combate ao crime com videomonitoramento por inteligência artificial

Foto: Francisco Gilásio/SECOM

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Segurança Pública, tem ampliado o uso da tecnologia no combate ao crime com a implantação do Sistema de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA), uma iniciativa do Pacto Pela Ordem. O sistema fortalece o combate ao crime na região metropolitana de Teresina e Parnaíba.

O SPIA funciona a partir de um conjunto de câmeras inteligentes, de última geração, instaladas em pontos estratégicos das cidades, capazes de realizar leitura automática de placas de veículos, reconhecimento facial e análise comportamental. As imagens captadas são processadas por sistemas de inteligência artificial, que identificam situações suspeitas, veículos com restrição, pessoas procuradas pela Justiça e movimentações fora do padrão, permitindo uma atuação mais rápida e precisa das forças policiais.

Foto: Francisco Gilásio/SECOM

De acordo com o delegado e diretor de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública, Anchieta Nery, o Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial tem apresentado resultados positivos no reforço da segurança em Teresina e Parnaíba e deve ser ampliado. “O SPIA é voltado exclusivamente para a segurança pública. É um sistema utilizado para prevenir e investigar crimes. Ao longo desse semestre as câmeras ajudaram a resolver homicídios, latrocínios, roubos e até crimes menos graves como atos de vandalismo. As câmeras do SPIA em momento algum são utilizadas para expedição de multas”, explicou.

O monitoramento é realizado de forma contínua, 24 horas por dia, a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que reúne representantes das forças de segurança estaduais e federais. No local, as informações geradas pelo SPIA são cruzadas com bancos de dados oficiais, possibilitando o acompanhamento em tempo real das ocorrências e o acionamento imediato das equipes em campo, reduzindo o tempo de resposta e aumentando a eficácia das ações policiais.

Monitoramento 24h

O investimento no sistema ultrapassa R$ 23 milhões e inclui, inicialmente, a instalação de 629 postes inteligentes em Teresina, equipados com mais de 1.200 câmeras de alta tecnologia. Com a integração desses equipamentos às câmeras já existentes no estado, o Piauí passa a contar com mais de 3.500 câmeras conectadas, formando uma ampla rede de vigilância urbana voltada à prevenção e repressão qualificada de crimes.

Entre as funcionalidades do SPIA, estão reconhecimento facial, leitura automática de placas veiculares, análise de comportamento, visão noturna com infravermelho e zoom de longo alcance, permitindo o acompanhamento de alvos a até 2,9 km de distância.

A instalação do SPIA está sendo realizada de forma gradual, priorizando áreas com maior fluxo de pessoas e veículos, corredores viários estratégicos e regiões com maior incidência criminal. Além da capital, o sistema também será expandido para outros municípios, fortalecendo a política de interiorização da segurança pública e ampliando a cobertura tecnológica em todo o território piauiense.