-
Sejus e OAB chegam a entendimento e suspendem restrição a advogado em presídios do Piauí
-
Governo do Piauí inaugura restaurante popular na zona sul com almoço a R$ 1; Rafael Fonteles destaca segurança alimentar
-
192 do SAMU está fora do ar e disponibiliza contato alternativo
-
Governador Rafael Fonteles nomeia 137 aprovados em concurso para reforçar áreas estratégicas do Governo do Piauí
-
Piauí alcança nota máxima no ranking fiscal do Tesouro Nacional
FMS convoca crianças e adolescentes para vacinação contra a dengue durante as férias escolares
Divulgação
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) reforça o chamamento para que crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público-alvo da vacina contra a dengue, aproveitem o período de férias escolares para atualizar a caderneta de vacinação. A medida é fundamental para garantir proteção antes da intensificação do período chuvoso, quando aumentam os casos da doença.
Em Teresina, cerca de 57 mil crianças e adolescentes estão aptos a receber a vacina. “No entanto, até o momento, apenas aproximadamente 50% desse público, o equivalente a pouco mais de 25 mil, recebeu a primeira dose. Desses, apenas 50% retornaram para completar o esquema vacinal, totalizando cerca de 12 mil pessoas com a segunda dose aplicada”, explica Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação.
A FMS alerta que a vacina contra a dengue exige duas doses para garantir a proteção adequada, principalmente contra as formas graves da doença, que podem levar à hospitalização e até à morte. A dengue é uma doença grave e potencialmente fatal, especialmente em crianças e adolescentes, público mais vulnerável às complicações.
Introduzida em 2024, a vacina foi direcionada prioritariamente para essa faixa etária justamente por apresentar maior risco de internações. Por isso, a FMS reforça o apelo para que quem ainda não iniciou a vacinação compareça às salas de vacina e, principalmente, para que quem já tomou a primeira dose retorne para completar o esquema, verificando o cartão de vacinação.
“Para ampliarmos a proteção da população e atingirmos a meta de cobertura vacinal, é essencial que esse público compareça às unidades de saúde. A vacinação é uma das principais formas de prevenção e salva vidas”, destaca fala Emanuelle Dias.
As salas de vacina da rede municipal estão abertas e preparadas para atender o público-alvo. A orientação é aproveitar as férias escolares para se proteger e contribuir para a redução dos casos de dengue na capital.