-
Governo federal reajusta em 17,5% auxílio-alimentação de servidores públicos
-
Lula envia equipe ministerial ao Paraná após tornado que deixou mortos e destruição
-
Carro com secretário de Cultura do Piauí é atingido por caminhão em acidente na BR-343
-
Diretor-geral do DER-PI é eleito coordenador da Câmara Temática de Infraestrutura do Consórcio Nordeste
-
Detran alerta para golpe em falsos anúncios da CNH Social
Divulgação
Na manhã desta segunda-feira (12), o governador Rafael Fonteles, junto ao secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, irá inaugurar as obras de reforma, ampliação, modernização e climatização do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), situado no bairro Piçarra, zona sul de Teresina.
O Governo do Piauí destacou que foram investidos R$ 1.983.220,05 para transformar a infraestrutura do CAS, que agora conta com ambientes modernizados e equipados. As melhorias incluem novas salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, além de banheiros com vestiários, refeitório, quadra poliesportiva e um estúdio de gravação. Também foram criados espaços específicos para serviços de Psicopedagogia, Psicologia e Fonoaudiologia, e novos núcleos de Convivência e Apoio à Família foram implementados.
Operando desde 2006, o CAS atende atualmente mais de 600 alunos, incluindo 48 estudantes surdos e 560 inscritos no Núcleo de Formação. O centro é reconhecido por promover a Educação Bilíngue, com uma gama diversificada de cursos voltados para a inclusão da comunidade surda. Entre os cursos oferecidos estão os de Iniciação e Aperfeiçoamento em Língua Brasileira de Sinais (Libras), além de programas de Formação de Tradutores, Intérpretes e Instrutores de Libras, Formação de Professores Bilíngues e capacitação continuada em Atendimento Educacional Especializado. A instituição também oferece um curso preparatório para o Enem e o vestibular de Letras – Libras da UFPI.
O secretário Washington Bandeira ressaltou a importância da ampliação do ensino de Libras para a inclusão social. “O Centro é fundamental para garantir que a comunicação aconteça de maneira justa e igualitária, promovendo a participação plena dos surdos na sociedade”, afirmou o secretário.