-
Ministério de Wellington Dias é esvaziado após ameaça de bomba; suspeito foi apreendido
-
Mais de trinta municípios concorrem na 1ª edição do prêmio Boas Práticas na Primeira Infância no SUAS-PI
-
Governo apresenta plano para regular remédios com base em cannabis
-
Alepi articula parcerias com Sebrae para fomentar empreendedorismo e qualificação
-
Prefeito de Angical celebra sucesso de transplante de medula: “A medula pegou!”

Divulgação
O Governo do Piauí realizou, na tarde desta quinta-feira (22), a solenidade de formatura e nomeação de 13 novos peritos da Polícia Civil do Estado. Do total, 11 são peritos criminais e dois são peritos médico-legistas. A cerimônia marcou também a sanção de projetos que integram o programa Pacto Pela Ordem, iniciativa voltada ao fortalecimento da segurança pública no estado.
Os profissionais nomeados foram aprovados no concurso público promovido pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e atuarão na produção de provas técnicas essenciais para a elucidação de crimes e acidentes de trânsito. A expectativa é de que o reforço seja direcionado, principalmente, às delegacias do interior, com ênfase na região sul do estado.
Durante o evento, o governador do Piauí destacou o compromisso de sua gestão com o fortalecimento das forças de segurança. “Esses novos peritos serão importantes para aumentarmos a efetividade da elucidação dos crimes pelo interior do Piauí. Vamos chegar agora, no meio do ano, a 3 mil novos homens e mulheres nomeados nas forças de segurança apenas neste mandato. E a nossa meta é alcançar 4 mil”, afirmou.
O secretário de Segurança, Chico Lucas, destacou o foco no investimento humano e detalhou a distribuição dos novos peritos. “O investimento em segurança está sendo direcionado tanto para estrutura e equipamentos quanto para pessoas. Os peritos nomeados vão reforçar a atuação técnica principalmente no extremo sul do estado. Os dois médicos-legistas, por exemplo, irão para a cidade de Corrente, e outras localidades da região também serão contempladas, garantindo maior precisão na produção das provas periciais e contribuindo para a elucidação dos crimes”, explicou.
Com a chegada dos novos profissionais, a SSP-PI pretende aumentar a eficiência das investigações e a resposta do Estado frente à criminalidade, principalmente em áreas que historicamente enfrentam carência de efetivo especializado.