Notícias

INSS suspende atendimento presencial e serviços digitais até sexta-feira para atualização de sistemas

Divulgação

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país estarão com o atendimento presencial suspenso nesta quarta-feira (28), quinta (29) e sexta-feira (30). A paralisação ocorre em razão de uma atualização programada nos sistemas previdenciários, sob responsabilidade da Dataprev, empresa que gerencia a tecnologia da informação da Previdência Social.

Além do fechamento das unidades físicas, os serviços digitais do INSS também ficarão indisponíveis durante o período. O site e o aplicativo Meu INSS, assim como a Central Telefônica 135, tiveram o funcionamento interrompido a partir das 19h de terça-feira (27) e devem permanecer fora do ar até o dia 31 de janeiro.

De acordo com o INSS, a medida é necessária para a modernização dos sistemas, com foco na ampliação da estabilidade das plataformas, no reforço da segurança das informações e na melhoria da eficiência do atendimento aos segurados.

Para minimizar os impactos à população, o instituto informou que promoveu atendimentos extras nos fins de semana dos dias 17 e 18, além de 24 e 25 de janeiro, antecipando agendamentos que estavam previstos para o período de suspensão.

Ainda segundo o órgão, os segurados que não conseguiram antecipar o atendimento terão os serviços reagendados automaticamente. Quem preferir poderá optar pelo reencaixe em um dia útil após a retomada do funcionamento normal.

A previsão é que tanto o atendimento presencial quanto os serviços digitais do INSS sejam normalizados a partir de segunda-feira (2).