-
Governo federal reajusta em 17,5% auxílio-alimentação de servidores públicos
-
Lula envia equipe ministerial ao Paraná após tornado que deixou mortos e destruição
-
Carro com secretário de Cultura do Piauí é atingido por caminhão em acidente na BR-343
-
Diretor-geral do DER-PI é eleito coordenador da Câmara Temática de Infraestrutura do Consórcio Nordeste
-
Detran alerta para golpe em falsos anúncios da CNH Social
Divulgação
A empresária Luiza Trajano Donato, fundadora do grupo Magazine Luiza, morreu na madrugada desta segunda-feira (12), em Franca, no interior de São Paulo. Ela era tia da empresária Luiza Helena Trajano, atual responsável pelos negócios do grupo, e morreu em casa, por causas naturais, aos 97 anos. O enterro está previsto para as 16h, no Cemitério da Saudade.
Luiza Trajano Donato e o marido, Pelegrino José Donato, inauguraram a primeira loja em 1957, em Franca. Vendedores famosos na cidade, eles adquiriram uma loja de presentes e rebatizaram o comércio como “Magazine Luiza”. O nome foi escolhido em um concurso cultural realizado numa rádio local, convidando os clientes a participar com sugestões.
A expansão da rede Magazine Luiza começou em 1976, quando o casal de empresários abriu novas lojas no interior de São Paulo. Em 1983, o grupo chegou a Minas Gerais. Já em 1991, Luiza Helena Trajano, sobrinha da fundadora Luiza Trajano Donato, assume a liderança do grupo e inicia um novo ciclo. Em 1992, a empresa começa a vender produtos pela internet.
Luiza Helena Trajano chegou a integrar a lista dos bilionários da revista Forbes em 2023. Segundo a Exame, em maio de 2023, a estimada da revista norte-americana é de que a fortuna de Trajano esteja na casa dos em 900 milhões de dólares (4,5 bilhões de reais). Atualmente, o Magazine Luiza movimenta cerca de R$ 60 bilhões ao ano em vendas totais.
Em luto, todas as lojas da empresa em Franca permanecerão fechadas nesta segunda-feira, segundo o g1.