-
Sesapi realiza atendimentos gratuitos para diagnóstico de câncer no Hospital da Polícia Militar no sábado (7) e domingo (8)
-
Detran-PI segue com credenciamento para instrutores de trânsito autônomos
-
Chuvas avançam pelo Piauí e Defesa Civil coloca estado em alerta máximo
-
Viúvo e família de Isabel Veloso trocam acusações sobre convivência do filho nas redes
-
Programa 60+ realiza Bailinho de Carnaval da Pessoa Idosa nesta sexta (6)
Divulgação
Cerca de 72% das ruas da zona urbana dos 224 municípios do Piauí já são pavimentadas. O dado é do Governo do Estado, que intensificou os investimentos em infraestrutura urbana com a meta de alcançar, pelo menos, 75% de pavimentação até o final deste ano.
As obras de pavimentação urbana representam avanços significativos na mobilidade, acessibilidade e qualidade de vida da população. A substituição da lama e da poeira por calçamento de qualidade garante mais segurança, melhora as condições de tráfego, contribui para a saúde pública e impulsiona o desenvolvimento das cidades piauienses, ao conectar bairros e modernizar áreas urbanas.
Atualmente, 140 municípios do estado já possuem mais de 70% de suas áreas urbanas pavimentadas. O número representa um crescimento expressivo em relação a janeiro de 2023, início da gestão do governador Rafael Fonteles, quando apenas 88 municípios estavam nessa condição — um aumento de 59,09% no período.
O avanço é ainda mais significativo em diversas regiões do estado. Ao todo, 28 municípios já atingiram índice de pavimentação urbana igual ou superior a 95%. Entre eles estão Bocaina, Nova Santa Rita, Bom Princípio do Piauí, Palmeirais, Buriti dos Montes, Paquetá, Campo Maior, Pimenteiras, Cocal de Telha, Santa Cruz do Piauí, Domingos Mourão, Santana do Piauí, Floriano, Santo Inácio do Piauí, Francisco Ayres, São Félix do Piauí, Francisco Macedo, São Gonçalo do Piauí, Jatobá do Piauí, São João da Canabrava, Joca Marques, São Luís do Piauí, Lagoinha do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, Miguel Alves, Socorro do Piauí, Murici dos Portelas e Vera Mendes. Já Teresina apresenta quase 88% de sua zona urbana pavimentada.
O crescimento é resultado da atuação integrada de diversas secretarias estaduais, com destaque para a Secretaria das Cidades (Secid). Desde 2023, a pasta executou 1.321.231,10 metros quadrados de pavimentação urbana, com investimentos que somam R$ 171.327.761,70.
Segundo a secretária das Cidades, Vilani Silva, a ampliação da pavimentação urbana é uma diretriz estratégica definida desde o início da atual gestão. “O governador Rafael Fonteles estabeleceu a missão de alcançar um mínimo de 75% da área total das zonas urbanas pavimentada em todo o Piauí até o final de 2026. A Secid tem contribuído de forma efetiva para essa meta, pois entendemos que a infraestrutura urbana é essencial para garantir dignidade e promover o desenvolvimento dos municípios”, afirmou.
Para elevar o percentual médio estadual e consolidar a meta estabelecida, 84 municípios estão atualmente recebendo ou prestes a iniciar novas obras de pavimentação, com investimentos voltados exclusivamente à ampliação do calçamento urbano.
Os reflexos também são percebidos no número de pessoas beneficiadas. Ao final de 2022, antes do início da atual gestão, cerca de 1.662.001 pessoas eram atendidas por obras de pavimentação urbana. Em janeiro de 2026, esse número chegou a 1.834.618 pessoas, representando um aumento de 172.612 moradores beneficiados em todo o estado.