-
Governo federal reajusta em 17,5% auxílio-alimentação de servidores públicos
-
Lula envia equipe ministerial ao Paraná após tornado que deixou mortos e destruição
-
Carro com secretário de Cultura do Piauí é atingido por caminhão em acidente na BR-343
-
Diretor-geral do DER-PI é eleito coordenador da Câmara Temática de Infraestrutura do Consórcio Nordeste
-
Detran alerta para golpe em falsos anúncios da CNH Social
Divulgação
Com a chegada do período chuvoso, a Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD Norte) está atuando de forma preventiva para identificar e desobstruir os locais mais afetados pela ação da chuva. Uma força tarefa foi formada para realizar a limpeza e manutenção dos canais de drenagem, além do monitoramento constante das estações de bombeamento e comportas.
O trabalho conta com o auxílio do caminhão hidrojato, que utiliza jatos de água de alta pressão para remover sujeiras e garantir o correto escoamento da água. Mais de 200 bocas de galerias já foram limpas e continuam passando por manutenção diária, assim como as entradas e saídas de córregos que estão recebendo atenção especial.
Além das medidas adotadas pela SAAD Norte, a população também é fundamental nesse processo. É importante evitar o descarte irregular de lixo, pois isso contribui para o entupimento dos canais de drenagem e prejudica o trabalho realizado pelos agentes de limpeza.
Dentre as iniciativas já tomadas estão a utilização da retroescavadeira para retirada de aguapés em lagoas, o uso do caminhão hidrojato para desobstruir galerias, a conclusão de 37 obras de reparos, reuniões entre equipes para discutir medidas de prevenção, realização de vistorias em galerias e canais de escoamento, e a intensificação da desobstrução de galerias para aprimorar o processo de drenagem.